fbpx

Provedor de internet FTTH sem dor de cabeça!

Eu vou lhe ensinar agora algo que dificilmente os professores de fibra óptica ensinam em seus cursos, mas que é algo essencial de se saber caso você queira montar um provedor de internet FTTH.

Quando você está montando o sistema de fibra óptica do seu mais novo provedor de internet FTTH, geralmente você pensará desta maneira: “ah, eu acho que deve ser melhor comprar uma OLT com muitas portas, né?” Mas nós podemos pegar como exemplo uma OLT GPON com 4 portas, cada porta PON dessa OLT consegue atender até 128 assinantes.

Você precisa entender que todas as ofertas de equipamentos existentes hoje em dia no mercado são ofertas para grandes operadoras de telecomunicações, com grandes quantidades de assinantes em suas redes. Mas, essas ofertas de equipamentos infelizmente não têm se traduzido para a realidade da maioria dos pequenos provedores de internet regionais.

Isso quer dizer, basicamente, que se você decidiu montar um sistema GPON em seu pequeno provedor de internet FTTH, você não precisará de um DIO de 36 fibras, você pode comprar um DIO de 12 fibras que irá atender muito bem as necessidades do seu provedor de internet no início de sua trajetória.

Se você irá montar um sistema GPON no seu pequeno provedor de internet FTTH, você não precisa comprar um cabo de fibra óptica de 72 pelos, você pode comprar um cabo de 12 pelos e trabalhar perfeitamente com isso.

Isso deixará a manutenção da rede do seu provedor de internet FTTH bem mais barata e fácil de manusear, perfeito para quem é novo no mercado de telecom.

Eu mesmo já fui dono de um provedor de internet FTTH de grande porte, posso dizer com direito que quanto maior a complexidade do seu sistema de fibra óptica, mais profissionais qualificados e especializados você precisará ter.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link

Você também pode ler este meu outro artigo sobre um Projeto De Provedor FTTH

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

3 comments

Sugestões de leitura