fbpx

É preciso uma máquina de fusão para montar um provedor?

Uma pergunta que muitos dos meus alunos e seguidores me fazem é a respeito da tal máquina de fusão. “Allan, é preciso uma máquina de fusão pra montar um provedor de internet?” E muitos se surpreendem quando eu digo em alto e bom som que a resposta é não! E eu te digo que você precisa entender que no início do seu provedor de internet você vai usar a sua máquina de fusão muito pouco, e aquilo que você usa muito pouco vale mais a pena alugar.

Por exemplo, a menos que você seja um confeiteiro ou uma confeiteira, você provavelmente não vai fazer bolo todos os dias. E por não fazer bolo diariamente, você provavelmente não vai sentir a necessidade de comprar uma batedeira. Se um dia, de repente, você resolver fazer uma grande festa de aniversário com bolos enormes, você provavelmente vai precisar de uma batedeira, mas não fica muito mais fácil substituir a compra da batedeira pelo serviço de uma confeiteira? O mesmo vale para a máquina de fusão do seu provedor de internet; no começo do seu projeto, você só vai precisar da máquina em situações específicas, como na montagem das CTOs da sua rede, e nesses momentos vale mais a pena você alugar a máquina do que comprar uma nova.

Nesse momento, provavelmente os mais experientes me dirão “mas Allan, e quando a fibra óptica rompe? Você realmente acha que não é preciso uma máquina de fusão para montar um provedor de internet?” E o meu conselho é que, ao montar o seu provedor, você pesquise o índice de vandalismo e rompimento de fibra na sua cidade. Geralmente nas cidades do interior, é muito menos comum acontecer o rompimento de fibra do que nas cidades grandes; e mesmo assim, supondo que você monte uma rede de 2km, você só vai precisar reparar a fibra com frequência se você tiver muito azar!

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre O Jeito Certo de Montar Um Provedor de Internet

Escreva um comentário

Sugestões de leitura