fbpx

O custo de montar um provedor de internet

Uma pergunta que eu recebo sempre dos meus alunos e seguidores é “qual é o custo de montar um provedor de internet?” Essa é uma pergunta que eu sempre me esquivei de responder, porque os preços podem variar muito dependendo do tipo de rede que você quer construir, o material que você quer usar e até mesmo a região em que você vai montar o seu provedor de internet. No entanto, depois de anos trabalhando com provedores de internet eu consegui montar um resumo que te dará mais ou menos uma ideia de qual é o custo de montar um provedor de internet. Vamos, então, supor que você decidiu que quer montar um provedor de internet na fibra óptica.

O custo de montar um provedor de internet na fibra óptica varia entre dez mil e vinte e cinco mil, e eu te explico o porquê: Quando você vai montar um provedor de internet na fibra óptica, você precisa ter em mente que você vai precisar de uma série de materiais, entre eles um gabinete outdoor, um equipamento chamado OLT, que é um concentrador, um roteador que é outro tipo de concentrador, um DIO, os cabos de fibra óptica em si, a CTO que é uma espécie de caixinha e vários outros materiais.

Inclusive no programa de treinamento Milionários da Telecom existe uma planilha que o aluno pode baixar, e nessa planilha o aluno terá acesso a materiais de referência separados por categoria, ou seja, ele vai saber qual é o material necessário para o POP, que é onde os equipamentos ficam concentrados, ele vai saber qual é o material da rede aérea, ou seja, o que vai pro poste, e também todos os materiais que serão utilizados na instalação do cliente. A única coisa que eu não disponibilizei nessa planilha é o preço dos materiais, porque é algo que está sempre variando, mas com essa planilha você já consegue ter uma boa noção de qual é o custo de montar um provedor de internet.

Voce pode ler este meu outro artigo sobre Será que Vale a pena ter STFC?

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste link

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura