fbpx

Projeto De Provedor FTTH

Um modelo muito utilizado na hora de montar um provedor FTTH é o com fibra óptica de 12 de caixas. Nele, você terá doze postes, cada um com uma CTO e uma caixa de emenda. Esse é o famoso modelo “bom, bonito e barato”, você poderá usar ainda um mini rack. Muitos provedores de internet aprovam esse modelo, seu nome é ASU8012FO. Mas você sabe por que eu parei esse projeto em apenas 12 caixas?

Parei o meu projeto de provedor FTTH em 12 caixas, 12 postes, ou 12 CTOs, pois, esse tipo de cabo de fibra óptica é um cabo de 12, e em cada uma dessas 12 CTOs eu irei colocar uma posição. Isso significa que em cada uma dessas 12 posições do DIO irá existir uma CTO. Cada um dos 12 postes vira uma posição no DIO.

Esse é o único tipo de projeto de provedor FTTH? É claro que não! Como dizia um comercial muito famoso da minha época, “existem mil maneiras de preparar Neston”, e o mesmo ocorre aqui, existem mil maneiras de montar um provedor de internet, e essa é apenas uma delas, muito recomendada para quem está começando agora no ramo de provedores de internet e ainda está com a grana muito curta.

Você deve estar se perguntando agora “quantos metros de fibra óptica eu vou precisar colocar entre um poste e outro?” Nesse tipo de projeto de provedor FTTH você não precisa se preocupar tanto com a distância entre um poste e outro, pois, essa distância é você quem escolhe. Pode ser que eles estejam a metros ou a quilômetros de distância um do outro. O que vale não é a distância, mas sim, quantos postes existirão no seu projeto de provedor FTTH. Mas para te dar um norte quanto a isso, eu indico que a distância seja de dois ou três postes, dependendo da distância média entre eles na área onde você estará atuando com o seu provedor de internet; mas também é importante que você defina os postes de acordo com oque está disposto a investir, se você colocar as CTOs muito distantes umas das outras, toda vez que você for fazer a instalação para um cliente, irá gastar mais em cabo drop, no final, é importante que você saiba balancear, criar um misto entre a distância até o cliente que irá atender, mas sem precisar gastar muito com cabo drop.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Como Montar Um Provedor FTTH: Passo a Passo.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura