fbpx

Como montar um provedor no FTTH: Passo a passo

Todo provedor de internet começa com um pop. Uma espécie de armário, rack, ou até mesmo um aparelho instalado no fundo do seu quintal. Você precisará ter um DIO, e dele sairá a primeira fibra óptica que será instalada no poste da rua. Nesse poste você será colocada uma caixa de emenda.

Se você ainda não tem noção de como montar um provedor de internet no FTTH, te recomendo começar pela caixa de emenda, e não por uma CTO. Mas, é claro que se fizer ao contrário não estará errado, porém a CTO é recomendada em casos donos de provedor de internet que possuam maior experiência.

mO próximo passo a ter em mente para saber como montar um provedor de internet no FTTH, é a RB, também chamada de MicroTik ou roteador. Muitas pessoas que me acompanham sempre fazem a seguinte pergunta: “Allan, qual roteador devo instalar no meu provedor de internet?” minha resposta é a seguinte para quem está apenas começando: Quando você compra o seu primeiro carro você compra o carro dos seus sonhos, ou um carro que cabe no seu bolso e atende as suas necessidades? Muito dificilmente alguém vai ter um Jeep Compass como primeiro carro. Se o seu carro é um Jeep Compass, eu te recomendo uma CCR1009, se o seu carro é mais humilde, eu recomendo a CCR3011.

Independente do seu carro, se você está começando agora no seu provedor de internet, você não vai precisar de uma RB muito grande. E isso não é uma questão de querer o melhor roteador por gostar de fazer as coisas de maneira bem feita, é uma questão do que será necessário para o seu provedor de internet.

O próximo item que você precisará adicionar à sua lista é uma OLT. Sabendo disso tudo, pode ter certeza que você já sabe como montar um provedor de internet no FTTH. A única coisa que você vai precisar depois disso é do cabo para fazer a ligação.

Agora que você já sabe como montar um provedor de internet no FTTH só falta o mais importante: A internet que você irá entregar para os seus clientes! Se você não tem muitos recursos financeiros para contratar um link dedicado, você pode contratar uma banda larga. É crime fazer isso? Não, mas eu também não recomendo, pois essa tática só é pra quem realmente não pode ter um link dedicado, se esse for o seu caso, eu recomendo que você troque de banda larga para link assim que você ter, pelo menos, uns 20 clientes. Lembrando que não tem regra de quantos clientes a banda larga consegue suportar, eu já vi um amigo com quatro banda largas suportando até mil clientes. Eu pessoalmente não sou a favor disso porque é instável e o cliente pode acabar vendo a operadora.

Bom, você já sabe como montar um provedor de internet no FTTH e já sabe como conseguir a internet para atender aos seus clientes. O que falta agora é você ter um retificador para segurar tudo isso que você montou. Dependendo da OLT que você compra; principalmente as OLTs EPON que estão começando agora no mercado, pode ser que não venha com uma entrada 48 volts. Algo que eu já fiz foi pegar a entrada 110 volts e ligar 48 volts, porém isso não é recomendável. Então, eu aconselho que você tenha um pouco de atenção em relação a como você irá ligar a sua OLT. Em relação ao roteador, ou MicroTik, dependendo do modelo que você comprar, você pode vir a precisar de um conversor DC/DC isolado. O mínimo que eu recomendo é quatro baterias.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Quanto Custa Montar Um Provedor De Internet

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura