fbpx

Sistema Autônomo: O Que É E Porque Ter Um

O sistema autônomo, também chamado de ASN ou AS nada mais é do que um número associado ao bloco de IPS do provedor. Ou seja, quando um provedor de internet diz que tem um ASN, ele quer dizer que possui um bloco de IPS próprio.

Em alguns casos, até mesmo empresas que não são “provedor de internet” possuem ASN, como é o caso de bancos e hospitais.

A Importância De Ter Um Sistema Autônomo:

O sistema autônomo é uma parte tão importante dentro da área de Telecom que eu já vi consultores cobrar até 10 mil reais para tirar o ASN de um provedor de internet;

Afinal de contas, por que todo provedor deve ter um?

Vamos imaginar uma situação em que um pequeno provedor contrata uma operadora e ela concede um pequeno bloco de IPS pra ele distribuir para seus clientes. Eis que um belo dia, aparece uma outra operadora oferecendo um preço menor. E, se esse provedor for inteligente, não vai dispensar, certo?

Acontece que ao contratar o serviço de uma nova operadora, o provedor vai precisar trocar também todos os IPS da sua rede. Em casos de provedores pequenos, fazer essa troca dos IPs não é um trabalho tão demorado. Mas, para os provedores maiores, esse trabalho vai custar tempo; Será preciso ligar para todos os clientes e agendar um atendimento domiciliar para fazer a troca no local, um negócio bastante complicado.

Sendo assim, quando o provedor já tem um bloco de IPS próprio, não precisará passar por tal situação.

Outra vantagem de se ter um sistema autônomo é que você pode entrar no PTT, e acredite, lá é o lugar onde todo provedor quer estar!

O meu conselho é: Seja você provedor grande ou pequeno, providencie o seu ASN para não ter que lidar com situações como essa no futuro. Isso sem falar que os IPs são um recurso limitado e a cada dia que passa diminui ainda mais.

            Fontes:

Você também pode ler este meu outro artigo onde eu falo sobre O Que É Necessário Para Tirar Um Sistema Autônomo.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura

Lista VIP