fbpx

ASN: O Que É Necessário Para Retirar Um?

Existe toda uma preparação que a empresa precisa fazer para conseguir tirar o seu ASN.

A primeira coisa que o dono do provedor precisa pensar na hora de pedir um ASN é: quem tira o ASN é um analista que está no NIC em São Paulo. O analista na maioria das vezes está num prédio bonito, chique, ele não tem a menor ideia se quem está do outro lado é um provedor ou não.

Então, o analista começa a fazer as tratativas e exigências para testar se a pessoa que está solicitando o ASN é de fato um provedor ou não.

E sim, existem muitas pessoas solicitando ASN que não são provedores de internet. E não é nem um pouco bom para o analista entregar um ASN para quem não é dono de provedor porque a internet é um ambiente de colaboração. O ASN é algo que te da muita liberdade e permissividade de fazer alguma coisa errada; é possível, inclusive, cometer crimes utilizando o ASN.

Geralmente o analista vai pedir o seu CNPJ e o seu CPF e vai exigir que a sua empresa tenha um site. Ele também vai pedir seu contrato de link dedicado e vai inclusive perguntar qual é o ASN da operadora que você contratou para te vender o trânsito. Ele vai pedir uma designação de IP, o registro da ANATEL e seus panfletos.

Eu também aconselho que você mande fotos que comprovem as atividades do seu provedor; você pode mandar fotos do escritório, da fachada, dos funcionários, dos cabos, do pop, etc. qualquer coisa que prove que a sua empresa é ativa. E eu também aconselho que você tenha um domínio próprio de email com o nome da empresa e com “.br” no final do endereço. Essas coisas nem sempre são exigidas, mas é bom que você tenha para facilitar o seu processo de retirar o seu ASN.

O analista também muito provavelmente vai querer ver o diagrama da sua rede e vai querer que você justifique pelo menos 25% dos IPs nela.

Enfim, tirar o seu próprio ASN é fácil, não tem porque vocês postergarem e adiarem isso e tirar o ASN é uma questão de correr contra o tempo.

No episódio 25 do meu podcast Milionários da Telecom eu falo um pouco mais sobre esse assunto. Você pode assistir a esse episódio clicando neste link.

Neste meu outro artigo do meu blog eu comento sobre o processo da retirada da licença da ANATEL, algo muito importante que vai te ajudar muito.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

2 comments

Sugestões de leitura