fbpx

Como Montar Um Provedor De Internet Legalizado

            Para que você monte um provedor de internet legalizado é preciso saber como tirar uma licença da ANATEL. E é isso que eu vou ensinar você a fazer no artigo de hoje para que você aprenda da maneira correta a como montar um provedor de internet totalmente legalizado e aprovado pela ANATEL.

            O primeiro passo para legalizar o seu provedor é fazer um cadastro no SEI (ou Sistema Eletrônico de Informações). Após feito o cadastro no SEI (que você pode acessar clicando neste link), a ANATEL te enviará um e-mail com todas as orientações necessárias para que você efetue o login.

            O segundo passo é apresentar pessoalmente ou por carta as cópias e originais de um comprovante de residência, seu RG, seu CPF e o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade preenchido e assinado. Em caso de envio por carta, é preciso reconhecer firma do Termo de Declaração de Concordância e veracidade em um cartório.

            O terceiro passo para você saber como montar um provedor de internet legalizado é acessar o Sistema Mosaico da ANATEL apresentando uma habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e de regularidade fiscal. Caso você tenha dúvidas de como fazer o login ou cadastro, você pode assistir à esse tutorial feito pela própria ANATEL.

            O quarto passo para montar um provedor de internet legalizado é clicar em “Nova Outorga”; você vai selecionar o serviço desejado e informar os dados do representante legal do seu provedor (Lembrando que o e-mail informado precisa ser o mesmo que você cadastrou no site do SEI). Após isso, você vai clicar em “enviar código” e no campo “validação de e-mail” você vai escrever o código recebido no seu e-mail de cadastro.

            O quinto passo é preencher o campo “Entidade” com o seu CNPJ e clicar em “buscar”; Fazendo isso o sistema vai automaticamente preencher alguns dos campos do formulário. Após isso você também precisará indicar o endereço para as correspondências e os responsáveis pelos processos na empresa. No final disso tudo, você vai clicar em “validar”, em “salvar a aplicação” e, por último, em “enviar”. Uma lista de documentos será apresentada. Você deverá ler com atenção e cumprir os requisitos que forem solicitados. Se isso for feito de maneira correta, você deverá clicar em “enviar”.

            Depois de um tempo, a ANATEL vai te enviar um e-mail. O sexto passo para você saber como montar um provedor de internet legalizado é acessar o Mosaico e “ver exigências”.

Após o acesso, o prazo de obtenção da sua licença SCM vai começar a ser contado e logo você estará próximo de como montar um provedor de internet totalmente legalizado.

            O sétimo e último passo para você saber como montar um provedor de internet legalizado é efetuar o pagamento da solicitação de outorga e enviar o comprovante com o Documento de Regularidade Fiscal pelo Sistema Mosaico. Assim que o ato de outorga for publicado, você já poderá começar a prestar seus serviços de internet.

            E é isso o que você precisa fazer para ter sua licença da ANATEL e montar um provedor de internet legalizado.

            Nesse meu outro artigo eu falo sobre A Importância Da Legalização Para O Provedor De Internet.

            Clicando aqui você será direcionado para a fonte que deu origem a este artigo.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

4 comments

Sugestões de leitura