fbpx

Compra de Link Dedicado

O que eu mais gosto de fazer é orientar as pessoas de acordo com minhas experiências de vida. Eu sempre falo sobre a compra de link dedicado porque esse é um tema importante.

Inclusive é um tópico do meu curso o Programa de Treinamento Milionários da Telecom. Com isso, trago hoje alguns apontamentos e histórias vividas por mim que podem ajudar em suas escolhas profissionais.

Uma das coisas que sempre falo é:

Sempre que você puder, lance uma fibra óptica próximo ao data center

Caso você more em algum lugar que não tenha um data center, lance fibra até um local próximo de uma capital onde tenha várias empresas de Telecom. Outro detalhe é, se você não pode lançar fibra até uma capital onde tenha várias empresas juntas, você com certeza vai ter condições de lançar a fibra até a caixa de onde passa a fibra. 

Por exemplo: Se o seu fornecedor passa na estrada principal e você está no bairro de dentro, nunca deixe ele entregar o link para você. Sempre que você pede um link para ser entregue, acaba sendo uma compra mais cara. Então, vá buscar o link! Se você pode ir buscar o link em um lugar onde está todo mundo, legal. Mas, se não puder, vá buscar onde está o seu fornecedor. Deixe o seu cabo na caixa de emenda e no meio do caminho você vem atendendo clientes. 

Faça com que o seu fornecedor não tenha que investir para te atender. E assim você ainda consegue diminuir o prazo do contrato. Por isso, nunca feche um contrato de 36 meses. Você vai se arrepender, porque o Brasil e a tecnologia estão evoluindo muito, agora a onda é switch de 40 gb, 100 gb… então, o preço do link dedicado vai despencar, com certeza.

Outro conselho que posso te dar é:

Estude bastante sobre link dedicado

Você pode acompanhar o conteúdo aqui no site, ouvir nossos Podcasts e seguir o meu canal para ficar por dentro de todos os assuntos que envolvem Telecom.

Se você ainda não conhece, no meu curso Milionários da Telecom também tem um módulo que fala somente sobre a compra de link dedicado.

Surgiu dúvida? Escreva nos comentários ou mande e-mail. Eu ensino detalhes e manobras operacionais que você não encontra em outros lugares.

Essa experiência que eu passo para vocês no programa de treinamento Milionários da Telecom é único. Eu devo ter gasto em torno de 100 mil reais só de erros que tive durante minha caminhada e hoje estou aqui para dar conselhos e ensinar o caminho certo. 

Experiências de vida com a compra de link dedicado

Vou compartilhar duas histórias minhas. A primeira delas foi quando eu era cliente da GVT. 

Antigamente eu comprava link dedicado com eles e pagava 480 reais em um mega. Era o melhor preço na época. Depois de alguns upgrades o preço ficou um pouquinho melhor, foi para 250 reais o mega. E cada upgrade que eu fazia, fidelizava por mais 12 meses com a empresa. 

Até que um dia apareceu no porto uma pessoa vendendo 1 giga a 50 reais o mega, então eu fiquei desesperado porque ninguém mais tinha aquele preço. Resolvi comprar. Lembro que gastei uns cinco mil reais. 

Já na instalação eu tive uns problemas com o upload. Depois de duas semanas funcionando bem, o link parou e ele disse que o problema era no transporte. Aí eu comecei a entender o que estava acontecendo. O rapaz comprava o link de São Paulo, transportava pela Interligue para o Rio de Janeiro e depois vendia para os outros. Eu fui buscar o link no data center e, lá, ele não tinha os fornecedores adequados. Eu percebi que cometi um erro, e àquela altura eu já tinha entregue a GVT na rescisão do contrato. O ápice do problema foi quando o link parou numa sexta-feira, era mais ou menos meio dia. Ficou o final de semana inteiro, o que me causou muitos problemas.

Outra vez, quando efetuei a compra de link dedicado com outro amigo, já no momento da compra ele foi transparente comigo e disse na lata que comprava de outra empresa e me revendia. Depois de um tempo rodando a internet, percebi que toda vez que meu roteador BGP desligava e ligava novamente, não levantava sessão. Eu acabava sempre dependendo deles para reparar o erro e voltar a usar. Até que um belo dia parou totalmente e eu corri para o teleporto. O vendedor da empresa me disse que o link estava parado por falta de pagamento. 

Esses erros que cometi muita gente pode cometer, é normal. Porém, eu tô sempre alertando as pessoas de acordo com minhas experiências de vida. Seguindo minhas dicas e estudando através do meu material você consegue economizar muito e fazer um bom negócio.

Vantagens de comprar link dedicado

As Vantagens de um servidor de internet

A maioria dos provedores gostam de pegar um computador físico e instalar dentro do provedor. Eu sou totalmente contra isso porque os provedores precisam de um serviço de T.I (tecnologia da informação), como instalar um DNS, um Linux … 

Ter um computador ligado 24 horas na empresa também gera muitos gastos. É preciso um no-break, e como o computador gera calor, também é preciso de um ar condicionado no local, entre outras coisas. Ou seja, por causa de um computador ligado o dia todo você tem muitos gastos. A realidade é que se fosse bom ter computador dentro da empresa, não ia existir data center. Os provedores pensam que ter um computador na empresa é vantagem, mas hoje em dia uma máquina virtual custa em torno de R$50,00, com 2gb de memória e Linux para colocar DNS, e mesmo que você opte por uma máquina mais cara, em qualquer hipótese ainda é melhor ter um serviço de data center.

A nuvem foi inventada para ser usada, ela é nada mais do que um servidor de internet. Comprar um Amazon Cloud ou Google Cloud é muito melhor do que ter uma máquina ligada 24 horas por dia.

Existe a possibilidade de fazer um PTT privado?

Quando você tem um determinado tráfego de internet, você entra em uma página do Google, preenche um formulário e realiza o pedido. Depois é feito uma entrevista (uma viabilidade técnica) e, se passar, eles mandam um servidor por correio e você faz essa ativação. A ideia é distribuir o conteúdo do Google para mais perto do usuário possível. Telecom não é um jogo de bobos, é um jogo dos espertos.

Além disso, se o provedor conseguir alcançar uma capacidade  de gigas tal qual ele consegue pedir o CDN, aquilo vai reduzir o custo da compra do link dedicado dele. Dificilmente ele vai querer dividir isso com alguém. Na prática não acontece em PTT`s privados por isso.

Para assistir ao vídeo que deu origem a este artigo clique aqui!

Para saber sobre PIX`s Regionais e Suas Conexões clique aqui!

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

4 comments

Sugestões de leitura