fbpx

Como Montar Um Provedor De Internet: Setores

O primeiro setor que você precisa ter em mente quando estiver planejando montar um provedor de internet é o administrativo ou financeiro, esse setor precisará funcionar muito bem. Nele devem ser trabalhadas as contas a pagar, planilhas com fluxo de caixa, etc. Lembrando que o setor financeiro de um provedor de internet não pode ser feito de modo algum por amadores, o trabalho precisa ser impecável.

O segundo setor que você deve se lembrar quando estiver pensando em montar o seu provedor de internet é o de telemarketing, onde ocorrerão os atendimentos e as cobranças. Lembrando que, um bom sistema de gestão de cobranças irá automatizar as tarefas, no entanto, se o seu sistema é bem feito e a sua equipe tem uma cultura de alimenta-lo, ou seja, quando o seu cliente entra e se cadastra ele passa a receber e-mails e SMS’s com as cobranças e tudo isso flui bem, vai ser melhor. Lembrando que isso funciona perfeitamente para o residencial, mas para o empresarial não é bem assim, pois, nem sempre a mesma pessoa que checa os e-mails pagará as contas. É interessante também ter um Chatbot via WhatsApp na sessão de atendimento ao consumidor.

O terceiro setor e não menos importante é a alma do provedor, por isso, quando você estiver pensando em como montar um provedor de internet, ele deverá ser o primeiro a ser planejado. Esse é o setor técnico e operacional, ele é que faz o provedor funcionar. Em outras palavras, são os técnicos que vão fazer as instalações e os consertos.

O quarto setor a ser planejado quando você estiver pensando em como montar um provedor de internet é o NOC; você não precisará se preocupar com ele por agora ,pois, só será necessário para provedores de internet maior porte. Quando você tem uma rede com muitos links, muitos pops e muitos backbones você precisa de um NOC. O NOC é uma sala com televisões que mostram o funcionamento da sua rede, e quando acontece algum problema o NOC manda um relatório para o setor operacional para que haja o conserto necessário. Nesse NOC você também vai precisar de um analista.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Problemas De Contabilidade De Provedores De Internet.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura