fbpx

Como Montar Um Provedor De Internet Na Fibra Óptica

            Existem alguns equipamentos relacionados à fibra óptica que você precisa conhecer para saber como montar um provedor de internet FTTH. Esses equipamentos são:

  • A OLT, que eu pessoalmente recomendo o modelo VSolution 4PON, você encontra esse modelo no mercado por cerca de 3700 reais;
  • Um DIO que custa cerca de 400 reais;
  • CTOs, que eu recomendo os tipos 1:16, você vai precisar de 8 dessas, sendo que cada uma custa cerca de 170 reais e ao total você vai ter gasto 1360 reais com elas;
  • Você também vai precisar de 2 splitters, sendo que cada um custa 63 reais e os dois juntos custam 126 reais.
  • E, é claro, você não pode se esquecer dos cabos de fibra óptica, você encontrará esses cabos por cerca de 2,20 reais o metro do cabo no mercado e 4.400 reais por dois mil metros de cabo de fibra óptica.
  • O total dessa compra vai ser de 9.986 reais.

            Algumas outras coisas que você vai precisar para montar um provedor de internet na fibra óptica são: uma escada de telecom para anexar ao seu carro, essa escada custa cerca de 700 reais. Uma máquina de fusão que está em torno de 9 mil reais; um jogo de ferramentas de 180 reais e um kit fibra, que custa mais ou menos 460 reais.

Para montar um provedor de internet na fibra óptica, você também vai precisar de um pop, que deve te custar em média 3.200 reais só os equipamentos para montagem.

            Existem também, algumas questões legais que precisam ser levadas em conta. Ou seja, todo dono de provedor de internet precisa ter pelo menos o CNPJ e a dispensa da Anatel para que o seu provedor esteja em conformidade com a lei.

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), deve custar em torno de mil reais; e a dispensa da ANATEL pode sair cerca de mil reais também, caso opte por contratar uma empresa de consultoria regulatória. Portanto, a retirada destes dois documentos, geraram um custo aproximado de 2.000 reais total. Ou, se preferir economizar, você pode aprender a tirar a sua própria dispensa assistindo ao meu curso Milionários da Telecom.

            Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

            Neste meu outro artigo eu explico a Como Montar Um Provedor De Internet Para 18 Assinantes.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

3 comments

Sugestões de leitura