Para montar um provedor de internet, primeiro você precisa entender o que é a divisão conceitual de um provedor de internet. Em resumo, podemos dizer que todo provedor de internet possui um Backbone, a rede de acesso e seus assinantes. Mas o que são essas coisas?
O Backbone é onde tem o pop, onde tem a chegada do link dedicado, onde tem o Mikrotik, ou seja, o roteador, etc; Essa estrutura é o que compõe um Backbone e possui um custo específico.
Agora vamos entender o que é a chamada “rede de acesso”. A rede de acesso nada mais é do que os cabos que você instala nos postes e que vai atender os seus clientes. A proposta de rede de acesso que eu irei apresentar hoje utiliza uma tecnologia chamada POE Reverso, ou como é mais comumente chamado, PECPON.
O modelo de POE Reverso que eu irei apresentar hoje para que você não tenha dúvidas na hora de montar um provedor de internet é o Switch POE Reverso Giga da 2Flex. A parte boa desse POE Reverso ser um Giga é que ele te permiti entregar planos de internet de até 100 mega para os seus clientes residenciais.
Para você entender a como montar um provedor de internet, você vai precisar entender sobre a parte técnica de um provedor de internet, e eu vou explicar um pouco sobre como o POE Reverso é instalado:
No poste você vai instalar uma caixa de emenda externa; e dentro dessa caixa você vai ligar uma ONU e o switch que eu apresentei antes. E, para finalizar, o cabo drop para conectar isso tudo à sua rede e à casa dos seus clientes.
Num cenário com três postes você consegue atender até 18 assinantes por 529 reais.
Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.
Você também pode ler este meu outro artigo sobre O Meu Primeiro Provedor De Internet.
Me ajude
[…] Neste meu outro artigo eu explico a Como Montar Um Provedor De Internet Para 18 Assinantes. […]
QUERI SABER, QUAL SOBRA DE FIBRA PARA FICAR EM POSTE, PARA FUTURAS MANUTENÇÕES?
EXEMPLO! TENHO 3 KM DE DISTANCIA, QUAL TOTAL DE FIBRA QUE VOU USAR?
Em geral eu mando de 10 á 20% de fibra sobrando.