fbpx

Acordo De Trocas Multilateral – O Que É?

            Você já ouviu falar em um negócio chamado ATM, ou acordo de trocas multilateral? Este chamado ATM nada mais é do que um recurso que existe dentro de todos os PTTs e que pode ajudar muito você que é um provedor de internet, especialmente a você que está começando agora na área de telecom ou que montou seu provedor de internet a pouco tempo e ainda não conhece tão bem a área.

Como eu já expliquei aqui anteriormente, o PTT funciona como se fosse uma espécie de praça pública, onde todo mundo está trocando figurinhas. O acordo de trocas multilateral é basicamente quando alguém que está dentro do PTT troca suas “figurinhas”, ou seja, seu tráfego, com todos os outros que estão dentro do PTT (e que também participam do acordo de trocas multilateral).

            É preciso entender que apenas por estar no PTT não necessariamente quer dizer que aquela operadora está no acordo de trocas multilateral. Ou seja, muitas operadoras (principalmente as operadores grandes) não estão trocando tráfego com todo mundo dentro do PTT.

            Isso pode parecer confuso. Você deve estar se perguntando agora “mas poxa, Allan, a operadora se dá ao trabalho de entrar no PTT pra na hora ela não trocar tráfego com todo mundo lá dentro?” É exatamente isso que eu estou dizendo, nem todos dentro do PTT estão trocando tráfego com todo mundo, e é justamente por conta disso que existe o termo “acordo de trocas multilateral”.

            Pegando como exemplo a operadora Tim, que não faz parte do acordo de trocas multilateral, como ela faz, então, para bater a velocidade no Sinet? Ela consegue porque ela faz um VLAN bilateral com o Sinet.

            Existe um recurso dentro de praticamente todos os PTTs chamado VLAN Bilateral. Mas o que diabos é um VLAN bilateral? O que é isso?

Um VLAN bilateral nada mais é do que uma VLAN entre dois operadores de internet.

            Você pode ler o vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Acordo de Troca Multilateral

            Neste meu outro artigo Eu Explico O Que É Um PTT.

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura