fbpx

PTT – O Motivo De Ele Ser Tão Bom

Como eu já expliquei anteriormente, o PTT funciona como se fosse uma pracinha onde todo mundo se encontra para trocar suas figurinhas. Especialmente no PTT central, existem diversas operadoras e provedores de internet trocando tráfego de dados com maior velocidade e eficiência.

Nos PTTs também chamados de (Pontos de Trocas de Tráfego) os provedores podem negociar livremente essa troca. Quanto maior e mais bem estruturado for o PTT, melhor será a qualidade e a quantidade de dados que poderão ser transferidos.

Vamos usar como exemplo a Locaweb, que é um serviço de hospedagem bem antigo e já bastante conhecido. Ela possui um ASN, ou seja, um bloco próprio de IPS e muitos sites hospedados em seu datacenter.

Por que será que a Locaweb contrata uma operadora pra fornecer o acesso do site dos clientes dela para o “mundo” da internet?

Essa empresa que antigamente poderia estar contratando o serviço de uma operadora de 30 mega de banda larga, por exemplo, vai passar a se conectar ao PTT, porque o lá é muito melhor e da à ela acesso à todas essas outras operadoras de internet.

Assim, qualquer usuário de qualquer uma das operadoras que estão presentes no PTT vai conseguir acessar os sites dos clientes da Locaweb.

A partir disso houve um movimento gigantesco onde todos os operadores de conteúdo passaram a ir para dentro do PTT. Nesse caso, não apenas a Locaweb vai estar no PTT, mas diversas outras operadoras de conteúdo e datacenter estarão lá também. E é justamente por conta de ter tanta gente se conectando num lugar só que o PTT se tornou um serviço tão bom, e ainda por cima, bom pra todo mundo que entra lá!

Maior velocidade na conexão direta, economia de tráfego e redução de custos são alguns dos pontos fortes desse tipo de estrutura. Além disso, provedores também podem vender conexões para outros provedores, aumentando o faturamento e contribuindo para o melhora da qualidade da internet do Brasil como um todo.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo onde eu falo sobre o Acordo de Trocas Multilateral.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura