PON significa Passive Optical Network, ou em português, Rede Óptica Passiva. Ela é ideal para qualquer negócio que precise de uma internet mais robusta e de maior qualidade.
A rede PON é uma evolução das redes ponto multiponto. Como ela não precisa de energia elétrica, ela pode ser definida como uma rede passiva. Essa inutilização da energia elétrica também garante mais segurança à rede, evitando queimas e curtos.
As tecnologias de PON mais utilizadas são a GPON (Gigabyte Passive Optical Network, ou Rede Óptica Passiva Gigabyte) e a EPON (Ethernet Passive Optical Network, ou Rede Óptica Passiva Ethernet), sendo essa um pouco inferior em comparação à GPON. Ambas as tecnologias utilizam FTTx.
A transmissão dos sinais ópticos da rede PON é feita através da OLT (Optical Line Terminal) que os redireciona através de fibra óptica até os divisores ópticos passivos, chamados de Splitters.
Algo muito vantajoso sobre as redes PON é o fato de que sua infraestrutura não requer construções muito grandes e complexas. É possível chegar a um resultado satisfatório utilizando se de apenas poucos cabos de fibra óptica, e por conta disso, o custo de implantação de uma rede PON vem caindo cada vez mais ao passar dos anos, o que torna os projetos envolvendo esse tipo de tecnologia cada vez mais acessíveis e rentáveis.
EPON
A EPON é uma das versões das redes PON, e significa Ethernet Passive Optical Network. Assim como em toda rede passiva, a transmissão de dados nessa modalidade é feita pelas OLTs.
As redes EPON oferecem uma infraestrutura de rede com qualidade superior, uma boa velocidade de conexão e altas taxas em transmissão de dados. Elas são fáceis de instalar e não dependem de energia elétrica, impossibilitando possíveis queimas e curtos e permitindo uma segurança maior.
Ao compararmos com a GPON, a EPON possui uma capacidade de banda menor, e por isso ela é bem mais acessível para provedores que estejam começando agora a ofertar serviços em fibra ótica.
G PON
GPON significa Gigabyte Passive Optical Network. Por ser uma PON a transmissão de sinais ópticos na tecnologia G PON é feita por meio das OLTS.
A GPON te permite ter uma rede com qualidade superior, isso porque ela proporciona uma velocidade de conexão muito boa e altas taxas de transmissão de dados.
A GPON também é fácil de instalar, tem maior alcance, e como não depende de energia elétrica, as chances de queimar ou acontecerem curtos são zeradas, proporcionando assim muito mais segurança.
A tecnologia GPON é fortemente indicada e útil quando o assunto é operações de grande porte, já que ela consegue atender um grande número de usuários ao mesmo tempo e possui uma alta performance, velocidade e qualidade nas conexões. Ela, inclusive, suporta o Backhaul de redes móveis.
No entanto, ela não é perfeita para todos os provedores. Seu custo é muito elevado em comparação a outras redes e pode não ser uma alternativa viável para provedores ainda muito pequenos. Nesses casos, a EPON pode ser mais indicada.
É importante lembrar também que é possível trabalhar com a EPON e a GPON de forma paralela, o que ajuda a manter a qualidade e diminuir os custos.
Fontes: O que é a tecnologia GPON (Cianet)
Infraestrutura e tecnologia EPON (Cianet)
Rede PON: tudo o que você precisa saber (Cianet)
Saiba mais sobre fibra ótica nesse meu artigo
[…] A terceira coisa a se lembrar quando você pensa em montar um provedor FTTH são as OLTs. Eu sugiro o uso da tecnologia GPON, isso porque a EPON já é muito ultrapassada. Você pode saber mais sobre as redes PON nesse meu artigo. […]
[…] Muitos me perguntam sobre qual OLT é melhor para começar, EPON ou GPON? Se o seu projeto for grande, GPON; caso contrário, se o seu projeto for pequeno, você pode usar a EPON. Isso porque a GPON suporta mais assinantes por porta do que a EPON. Para saber mais sobre as redes PON você pode ler meu artigo sobre o assunto clicando aqui. […]
[…] Você também pode ler este meu outro artigo onde eu falo Sobre As Redes PON. […]