fbpx

GPON Em Um Provedor De Internet Pequeno

Algo que muitos provedores de internet não entendem muito bem quando vão montar uma rede é que uma OLT GPON geralmente vem com 8 portas, especialmente as menores. O suficiente para atender até mil e vinte e quatro assinantes. Mas,quem está começando nem sempre consegue atender tantos clientes; por inúmeros motivos, dentre eles a concorrência e confiança da clientela… Eu chamo isso de taxa de penetração. A taxa de penetração de um provedor de internet possui determinados limites.

É muito importante sim, ter uma OLT GPON, mas também é o principal erro que os prvedores de internet cometem quando estão começando.

Porque, o custo de colocar uma OLT GPON é muito grande para uma rede pequena. Esse provedor não consegue nem colocar na rua o que essa OLT consegue. Só pra você ter uma ideia, para atender 1024 assinantes você iria precisar ter 64 caixas na rua.

Então, a primeira pergunta que o provedor de internet deve se fazer na hora de montar uma rede GPON ou EPON é: consigo ter 64 caixas de 16 na rua, ou 128 de 8? Quanto custaria isso?

Uma caixa de 1 para 8 barata custa 110 reais, fazendo as contas, você gastaria só com as caixas 14 mil reais; isso sem contar as fibras… Vamos supor que para cada caixa tenha 150 metros de fibra de distância, você iria precisar de 20km de fibra.

Será que o bairro que você vai atender precisa de 20 km de fibra? Em suma, se você é um provedor pequeno, ter uma OLT GPON é o mesmo que usar um canhão pra matar uma mosca.

Certo aluno que eu entrevistei tem uma OLT GPON e só tem 600 assinantes. Existe um conceito muito interessante chamado mini pop. Ele consiste, basicamente, de você ao invés de ter um chassi grande num lugar só, ter uma rede descentralizada com vários pequenos pops.

É claro que meu objetivo com este artigo não é desmerecer o GPON; Ele pode ser muito útil para diversas situações, como por exemplo, em comunidades no rio de janeiro onde existem várias casas no mesmo terreno, uma em cima da outra. Em casos assim, fica até fácil encher de clientes uma OLT GPON. Mas eu aconselho que você evite usar a GPON se você é um provedor de internet pequeno, especialmente se o bairro em que você vai atuar já tem concorrência.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo onde eu falo Sobre As Redes PON.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura