fbpx

Aprenda Como Montar Um Provedor FTTH.

            Você tem a curiosidade de saber como montar um provedor FTTH? Hoje eu vou mostrar quais materiais são necessários para você montar o seu próprio provedor FTTH.

            A primeira coisa a se lembrar quando você pensa em como montar um provedor FTTH é o gabinete. Eu sugiro que você compre um gabinete outdoor, ou seja, um que vai ficar do lado de fora da sua casa. Isso porque um indoor, que fica dentro, pode atrapalhar o espaço da casa.

            A segunda coisa a se lembrar quando você pensa em como montar um provedor FTTH é a RB (Routerboard), ou mikrotik. O mikrotik ideal vai do seu gosto e de quanto você pode investir, mas não existe a necessidade de começar com uma RB (Routerboard) muito cara se você tem poucos clientes. Uma boa opção é a 750G.

            A terceira coisa a se lembrar quando você pensa em montar um provedor FTTH são as OLTs. Eu sugiro o uso da tecnologia GPON, isso porque a EPON já é muito ultrapassada. Você pode saber mais sobre as redes PON nesse meu artigo.

            É legal também ter pelo menos umas quatro baterias estacionárias boas, pois caso faltar energia, você não vai deixar seu cliente na mão.

            Além disso, você também vai precisar de cabos drop e uma bobina para os cabos drop; roteador wi-fi, porque o cliente vai querer ter wi-fi incluso no serviço; um distribuidor óptico DIO; um retificador de 48 volts; uma régua de tomada, para que seu serviço fique mais caprichado; fibra 12 FOAS80; cordões ópticos; uma ONU compatível com a sua OLT e uma caixa de atendimento, que pode ser tanto uma de 1 para 16 quanto uma de 1 para 8.

Assista o meu vídeo onde eu abordo um pouco mais sobre esse assunto clicando aqui.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura

Lista VIP