fbpx

Como Montar Um Provedor de Internet: Equipamentos

            Você quer montar um provedor de internet, mas não sabe quais equipamentos vai precisar? No artigo de hoje eu vou apresentar sete equipamentos que são extremamente necessários na hora de montar um provedor de internet.

            O primeiro desta lista é um mini OTDR, ou mini FTTH OTDR.

Ele possui a luz que vai passar pelo cabo de fibra óptica, um Power Meter e tem um pequeno OTDR que mede a distância da fibra óptica.

            O segundo equipamento que você irá precisar para montar um provedor de internet é um Detector de Fibra.

Ele detecta não apenas a fibra óptica em si, mas também em qual frequência ela está. E é interessante você ter um detector de fibra não invasivo, ou seja, você consegue detectar se a fibra está com luz ou não simplesmente por encaixar o cabo de fibra nele.

            O terceiro equipamento é a OLT ( Optical Line Termination ).

Muitos me perguntam sobre qual OLT é melhor para começar, EPON ou GPON? Se o seu projeto for grande, GPON; caso contrário, se o seu projeto for pequeno, você pode usar a EPON. Isso porque a GPON suporta mais assinantes por porta do que a EPON. Para saber mais sobre as redes PON você pode ler meu artigo sobre o assunto clicando aqui.

            O quarto equipamento é uma ONU compatível com a sua OLT. Você pode comprar uma ONU que já inclui wi-fi ou uma menor e mais barata e comprar um roteador separadamente.

            O quinto equipamento necessário para montar um provedor de internet é a caixa de atendimento.

Dentro da caixa de atendimento tem um splitter que pode ser de 1 para 8 ou de 1 para 16. Você pode começar com um splitter de 1 para 8 e conforme a sua rede crescer, atualizar para um splitter de 1 para 16.

            O sexto equipamento é a CTO ( Caixa Terminação Óptica ).

A CTO possui o mesmo conceito de ou 1 para 16 ou 1 para 8. Existem diversos modelos de CTO no mercado e você vai escolher a que melhor se adapta ao seu projeto.

            E por último e não menos importante, o sétimo equipamento que é a própria fibra óptica. Ela é categorizada pela quantidade de pelos que ela possui.

            Se você está preocupado com os custos do seu projeto, você pode ler este meu outro artigo sobre Quanto Custa Montar um Provedor de Internet FTTH.

            Você também pode assistir ao vídeo que deu origem a esse artigo e se aprofundar mais no assunto aqui tratado clicando neste link.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

6 comments
  • Bom dia Alan estou montado um provedor com base nas informação que você passa gostaria de saber se da para começa com um link de banda larga de 100 mb

  • Quais são os equipamentos para subir no posteCalça pode ser qualquer uma Jeans? Tem que ter refletivo?
    E a camisa, tem que ser manga comprida
    Capacete obrigatorio?

    • Bom dia Allan, sou entusiasta nessa área e acompanho seus vídeos a algum tempo. Obrigado por compartilhar tanto conteúdo importante e de forma simples.
      Gostaria de saber sobre os equipamentos antes da OLT? Qual o caminho, de forma geral? Precisa de uma routerboard ou a OLT já faz toda função de gerência de limite e autenticação?

Sugestões de leitura