fbpx

O Que É Capital de Giro em um Provedor de Internet?

O capital de giro é uma quantidade de dinheiro que você deve ter para fazer com que o ciclo de produção e venda da sua empresa funcione. Mas como é isso na prática?

Suponhamos que você tenha uma empresa que venda copos. Nessa empresa você compra cada unidade a cinco reais revende a dez. Quando você ganha esse dinheiro, parte dele é utilizado para comprar outros copos para repor o estoque. A grana inicial que você gasta para comprar, por exemplo, quarenta copos, é o capital de giro.

Se você utiliza o dinheiro que conseguiu vendendo esses copos para lazer e não para a sua empresa, ou seja, para sustentar o capital de giro, você não terá dinheiro repor o seu estoque e manter a sua empresa funcionando.

Mas Allan, como eu aplico isso dentro do meu provedor de internet? Dentro de um provedor, o capital de giro será o dinheiro que você utiliza para fazer a instalação de seus clientes.

Levando isso para a prática, suponhamos que você tenha comprado 10 roteadores para fazer instalações para seus clientes.  E que cada um desses roteadores tenha custado cerca de 170 reais.  O valor da compra é o seu capital de giro.

No entanto, é preciso ter cuidado quando estamos falando de provedores de internet. Toda ativação é negativada! O que quero dizer com isso é que quando você oferta a instalação grátis, você não recebe na hora o valor do seu serviço, e não é apenas isso, você tem que pagar por aquela instalação, até que você receba o retorno financeiro por meio das mensalidades do seu plano de internet.

Inclusive, no programa de treinamento Milionários da Telecom, eu te dou uma planilha para você planejar suas instalações, saber qual o prazo de retorno e montar o giro de capital do seu provedor de internet.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Provedor de Internet Coorporativo

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura