fbpx

Estratégia de expansão de provedores de internet

Sempre que você lançar uma rede de fibra óptica na rua, em hipótese alguma, poderá lançar a fibra contada. A fibra óptica precisa ter uma reserva técnica, que basicamente, é quando você deixa sobrando um pouco de cabo, caso haja algum imprevisto.

Então, o técnico irá fazer uma pequena “reserva” de cabo no poste, no meio do caminho, pois se houver um problema e a fibra óptica romper, o técnico poderá consertar a fibra com mais facilidade. Esse é um detalhe operacional muito importante que você deve levar em conta para a sua estratégia de expansão de provedores de internet.

Te aconselho quando estiver montando sua estratégia de expansão de provedores de internet, que sua reserva técnica seja de mais ou menos 10% do tamanho de sua fibra óptica. Em outras palavras, se você irá montar uma rede de fibra óptica de 1000 metros, sua reserva técnica precisa ser de 100 metros. Acredito que se não fizer dessa maneira sua rede não irá funcionar direito.

“Mas Allan, para que essa estratégia de expansão de provedores dê certo, eu preciso fazer isso em todos os postes?” Quando eu tinha o meu próprio provedor de internet, o que eu costumava fazer era colocar uma reserva técnica a cada 1km de rede.

Caso você ainda não tenha entendido direito o que é a reserva técnica, eu irei explicar melhor em outras palavras, para que você possa começar a trabalhar com essa estratégia de expansão de provedores.

A reserva técnica é um “bolinho” de cabo que o seu técnico vai colocar no poste. Uma reserva de cabo para ser utilizado caso haja algum problema de rompimento de fibra óptica durante a instalação, e eu recomendo que essa reserva seja de 10% do tamanho da sua rede pelo menos.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Provedor De Internet Iniciante Precisa De Máquina De Fusão?

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura

Lista VIP