fbpx

Provedor Iniciante Precisa de Responsável Técnico?

É necessário para um provedor de internet iniciante ter um responsável técnico certificado pelo CREA ou pela CRT em sua equipe? O responsável técnico não é um problema tão sério para um provedor iniciante quanto o da Anatel.

Entenda que se você abre um provedor de internet e não tira sua licença da Anatel, você corre o risco de ser preso, podendo cair nas mãos de um policial abusivo e corrupto, e nós sabemos que infelizmente é muito comum encontrar servidores com esse tipo de conduta em nosso país.

Dependendo do contrato social do seu provedor de internet, o órgão responsável pelo seu provedor pode ser o CREA ou o CRT. Esses órgãos não são tão sérios quanto a Anatel. Se você não cumpri o que o órgão responsável pelo seu provedor exige, por exemplo, um termo de instalação do pop par ao CRT. O máximo que o conselho regional irá fazer é enviar uma carta com um prazo de 30 dias para você regularizar o seu provedor.

Em outras palavras, esse é um risco que um provedor iniciante pode correr sem muitos problemas, é algo que pode ser adiado, eu particularmente não me importaria de montar um pequeno provedor de internet e correr o risco não contratando um responsável técnico.

Mas quando você começar a ganhar mais dinheiro e tiver entre cinquenta e cem assinantes em seu provedor de internet, ai sim você pode contratar um responsável técnico.

Em suma, você provedor iniciante pode correr o risco de não ter um responsável técnico em seu provedor de internet, mas não pode de jeito nenhum ficar sem a licença da Anatel.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Provedor iniciante precisa de consultoria regulatória?

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura