fbpx

Provedor iniciante não precisa ter projetista de rede!

Meus alunos sempre me perguntam se vale a pena contratar um projetista de rede logo no início do projeto do provedor de internet. Sempre respondo que um dos maiores erros que um provedor de internet iniciante pode cometer é contratar um projetista logo de cara.

Esse é um erro muito grave, pois se você irá montar um provedor de internet e não quer entender como é o funcionamento de uma rede de fibra óptica, você está no caminho errado. Você perderá muito dinheiro. É claro que também existe uma realidade muito diferente dos provedores iniciantes que é relação com os grandes investidores.

Se você é um grande investidor e decidiu colocar cinco milhões de reais no mercado, atendendo cerca de 40 cidades com rede de fibra óptica, até aí tudo bem. Indico fortemente que nesses casos você contrate um bom projetista para a sua rede.

Mas se essa não for a sua realidade, se você não for um grande investidor, mas sim, um provedor iniciante que irá montar sua rede em três ou quatro cidades diferentes e investirá cerca de 150 mil reais em seu projeto, minha sugestão é que você não contrate um projetista de rede. Você mesmo deve aprender a lidar com sua rede e entende-la.

Como dono de Provedor de internet você precisará aprender como funciona o conceito da rede de fibra óptica, para que o seu provedor de internet tenha sucesso. E é por isso que estamos aqui!

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Como Montar Um Projeto de Rede Sem Erro.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura