fbpx

Quanto custa montar uma rede de fibra óptica

Uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre quanto custa montar uma rede de fibra óptica. Darei algumas dicas para vocês para que esse cálculo fique melhor construído.

Suponhamos que você irá lançar fibra óptica do ponto A até o ponto B. Você precisa ter em mente que para esticar essa fibra de um ponto até outro você terá os custos da própria fibra, de seu lançamento, das caixas de emenda, ferragens do poste e também do aluguel de pop. Todos esses itens que citei possuem seu custo próprio, que devem ser somados caso você queira saber quanto custa montar uma rede de fibra óptica.

Imagine que para cada projeto que montar, você terá que somar esses custos até se cansar! No início da minha carreira trabalhando em um Provedor de internet, eu fazia isso. Somava infinitamente. No entanto, um dia me cansei, decidi criar uma espécie de fórmula, calculadora ou planilha, onde eu preenchesse apenas a distância e a ferramenta me desse todos os valores preenchidos. Essa ferramenta me auxiliou muito quando eu precisava saber o custo de montar uma rede de fibra óptica. E a parte boa é que, se o preço de algum material alterasse no mercado, eu poderia alterar esse preço na planilha e o cálculo continuaria funcionar para o meu objetivo.

Essa planilha que montei para saber o custo de montar uma rede de fibra óptica se chama Fator de Custo da Expansão. Vamos supor que para construir um trecho de 4 mil metros custe 18 mil reais. Pego esses 18 mil reais e divido por 4, aí vou ter um Fator de Custo de Expansão de 4,5, e com base nesse Fator, posso calcular qualquer outra metragem.

Para melhor entender, vamos supor que você queira saber o custo de montar uma rede de fibra óptica de 12.500 metros, utilizando esse fator de Custo de 4,5. Fazendo o cálculo de 12.500 x 4,5 você terá o valor de 56.250, e esse será o preço final da construção de sua rede.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo chamado Provedor de internet não cresce? Descubra o porquê

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura