fbpx

Ataque DDOS: como se proteger?

O ataque DDOS é um assunto que pesquisei durante muito tempo ao longo da minha vida. Estudei profundamente e inclusive, conversei com os maiores especialistas do Brasil sobre o assunto e, infelizmente, não existe uma solução para isso.

A melhor maneira de lidar com o ataque DDOS acaba se tornando um “chover no molhado”. Você pode comprar o melhor aparelho do mercado que promete acabar com o problema e depois descobrirá que na verdade ele não resolveu nada. Você apenas terá gasto muito dinheiro. É claro que, existe sim um dever de casa que você pode (e deve) fazer para proteger o seu provedor de internet de um ataque DDOS.

Existem certos aspectos em toda as redes de internet que você deve afinar para deixar sua rede mais segura. Por exemplo, você pode começar a não responder a pings, pode também fazer um tarpit, um sistema de rede em que, quando alguém da open em uma de suas portas, todas as outras também respondem. Mas é claro que, para você entender o que é o tarpit, antes você precisa entender sobre o ataque DDOS.

Esse tipo de ataque ocorre quando um bot começa a enviar várias solicitações ao mesmo tempo para sua rede ou para seu IP público com o intuito de torna-los instáveis. O tarpit verifica todas as solicitações e habilita a entrada. Como todas as entradas se habilitam ao mesmo tempo, fica difícil para o bot enviar tantas solicitações.

É muito comum aqui no Brasil que, ataques DDOS entre provedores de Internet. Infelizmente é uma realidade que nós temos por aqui. Por isso, acredito que os provedores de internet deveriam se unir, favorecendo o crescimento de todos! O seu concorrente não é seu inimigo!

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Como Proteger A Sua Rede De Vírus.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment
  • Infelizmente aqui no RJ os provedores acham que o seu concorrente e sim seu inimigo, mas tudo vai se resumir quando as grandes operadoras colocarem 1gb a 99,90 e começar a quebra os pequenos provedores por falta de união.

Sugestões de leitura