fbpx

Como Proteger a sua Rede De Um Vírus

Os provedores de internet possuem um recurso chamado ASN, e esse ASN nada mais é do que um bloco próprio de IPs. No entanto, pode ser que exista um vírus na casa de algum cliente desse provedor, e esse vírus faz com que o IP daquele usuário se torne um IP malicioso.

Existe hoje no mercado, um produto que faz a proteção do ASN do seu provedor; Conhecido como SAFEBGP da empresa RR64. Um serviço de coleta de IPs maliciosos, que inibi as investidas buscando vulnerabilidades na rede, desta forma evitando a propagação desses Ips listados em blacklists.

É como o seu nome no serasa. Se houver um ip malicioso na rede, o provedor vai ficar “com o nome no serasa”, e aquele bloco de IP, ou ASN, fica sujo também. Por isso que é tão importante você saber como proteger uma rede de um vírus.

Atualmente já são mais de 59.000 IPs monitorados e listados como suspeitos; IPs estes que algum dia atacaram a rede de alguém e por isso entraram na lista negra. O lado bom disso é que tirando o vírus da rede, o IP fica limpo novamente.

Uma vez capturado para a lista negra, mesmo estando “limpo” se em algum momento esse IP voltar a atacar, a detecção vai ser muito mais rápida, quase imediata.

Proteger a rede de um vírus é obrigação de todo provedor. Mas, nem todos fazem a tarefa de casa.

Observando o gráfico de tendência apresentado no site da RR64, é possível perceber que a cada dia que passa aumenta ainda mais os ataques por IPs maliciosos.

Em função do momento que estamos passando, a empresa RR64 lançou a CAMPANHA SAFEBGP ‘GRATUITO’ PARA PROVEDORES . Uma ótima oportunidade para você provedor testar esse produto e proteger a sua rede.

Você pode aprender a como identificar um IP malicioso Lendo Este Meu Artigo.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura