fbpx

Provedor De Internet E A História Do Allan Caldas

Quando montei o meu primeiro provedor de internet, eu trabalhava dando suporte de TI para um cliente chamado TransUnião, uma transportadora no Caju. Certo momento, esse cliente empresarial passou a ter a necessidade de uma internet, o que eu tinha para oferecer era apenas um computador que gerenciava um modem discado, eu fazia isso para todos os meus clientes empresariais, pois essa era a melhor maneira que eu poderia ter naquela época para entregar internet.

O modelo banda larga estava começando a se popularizar, naquele prédio no Caju já instalava banda larga, exceto para o meu cliente TransUnião. Depois eu comecei a perceber que, por incrível que pareça, o armário da Oi (que entregava banda larga nesse prédio) ficava dentro da própria empresa, mas não a atendia. Então, a sacada que eu tive foi pedir um velox para a Oi, colocar lá e repetir via rádio.

Quando eu tive essa ideia, estava circulando pelo site de vendas do Mercado Livre, vi um anuncio onde falava sobre wi-fi que alcançava quilômetros. Eu, incrédulo com essa afirmação, fui pesquisar mais a fundo sobre o assunto e descobri que sim, de fato existiam donos de provedores de internet que entregavam wi-fi por quilômetros de distância a partir do uso do rádio.

Junto a esse meu projeto de provedor de internet, resolvi também, montar uma lan-house. Isso tudo aconteceu quando surgiu a febre das lan-houses. Instalei vários computadores Positivo onde as crianças iam para jogar conter-strike. O problema é que a internet da minha lan-house era muito ruim, e eu queria uma internet melhor. A solução que eu encontrei, foi fazer uma repetição via rádio do meu pequeno provedor de internet até a minha lan-house.

Por muito tempo eu relutei em montar um curso estruturado para pessoas que queriam montar um provedor de internet. Isso porque aquilo não era o meu negócio. Sim, eu era blogueiro de Telecom, eu vivia ajudando o setor, fui candidato a deputado federal, sonhei em ganhar como deputado para representar a classe dos provedores de internet… E durante muito tempo relutei em montar um curso profissional, em realmente me tornar um profissional da área. Pois, eu era blogueiro, soltava vídeos esporadicamente e não tinha essa vontade de ensinar as pessoas profissionalmente.

Essa realidade se repetiu até certo dia, onde eu me encontrei com uma antiga funcionária, que me perguntou sobre minha atuação no momento, disse que estava trabalhando somente com educação, dando alguns cursos. Foi quando ela me disse: “Allan, vejo que você sempre gostou de ensinar. Isso é o que você sempre fez, né? Só que você fazia isso aqui dentro do seu provedor de internet. Mas o que você sempre gostou mesmo foi de ensinar outras pessoas.”

O que ela disse era tão verdadeiro, que, de fato, eu gostava de contratar pessoas com pouca experiência no meu provedor de internet para que eu pudesse ensiná-las. Tanto é que em 2008, quando eu tirei o ASN pela primeira vez e implantei o protocolo OSPF na minha rede, eu fiz os primeiros vídeos de OSPF; os primeiros vídeos a respeito de OSPF em todo o Brasil foram feitos por mim, e posso dizer que influenciei uma geração de provedores de internet a usarem o OSPF com as aulas que eu gravei no YouTube e com os artigos do meu blog. Fui o primeiro blogueiro do setor de Telecom no Brasil.

Algo em que acredito é que se você é sábio, você sabe aprender com os seus erros; se você é inteligente, você também sabe aprender com seus erros. Os sábios, os inteligentes, eles aprendem com os erros dos outros também. É por isso que na minha trajetória como blogueiro de provedor de internet eu ensino tantas coisas para as pessoas; ensino a comprar link dedicado, a alugar pop, a montar o pop, ensino qual o melhor pop para montar, sobre as três tecnologias que todo provedor de internet precisa dominar; Todo provedor precisa entender o modelo certo de aluguel de pop, precisa entender a importância da documentação da fibra, o papel do provedor com segmento regulatório… E eu ensino sobre tudo isso.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Quanto Custa Montar um Provedor de Internet.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura