fbpx

Fibra Óptica Vs Cabo De Rede

Muitos dos meus seguidores fazem o seguinte questionamento “Allan, eu quero muito montar um provedor de internet, mas estou em dúvida. Qual tecnologia devo usar no meu provedor? Cabo de rede ou fibra óptica?” Dificilmente me perguntam sobre o rádio… Nesses momentos eu costumo dizer o seguinte: Vai depender muito do bolso do investidor, ou seja, quem está montando o provedor de internet deve se perguntar quanto dinheiro tem naquele momento para investir em seu provedor. Outro detalhe importante que deve ser analisado analisar é: quais são os recursos que já estão sendo utilizados na área em que se vai atuar?

É claro que se esse futuro dono de provedor já possuir uma quantia maior de dinheiro e já quiser começar na fibra óptica, ele não só pode como será melhor para o seu provedor de internet. Mas, é preciso entender que a fibra óptica envolve algumas coisas que talvez você ainda não tenha, e para facilitar a sua vida, eu vou te fazer algumas perguntas, como um checklist, para você saber se já está ponto para montar o seu provedor de internet no FTTH: Você já possui uma equipe de fibra treinada? Você tem um carro com escada (de preferência que não seja o seu carro pessoal, pois você pode precisar dele quando estiver ocorrendo uma manutenção)?

A propósito, essa parte de ter um carro próprio para o seu provedor de internet é algo muito importante na hora de você decidir qual tecnologia de transmissão de dados você vai utilizar no seu provedor. Se você vai utilizar o seu carro pessoal como um carro-escada, eu aconselho que você comece no cabo de rede. Isso porque se você decidir começar pela fibra óptica com o seu carro pessoal, você vai ter que escolher entre emprestar o seu carro para o técnico, ou você mesmo ser o técnico do seu provedor. Nisso, você perde totalmente a disponibilidade de uso do seu carro para motivos pessoais; especialmente porque você nunca sabe quando você vai precisar desse carro para fazer manutenção na rede de fibra, e porque esse tipo de manutenção na fibra óptica pode levar o dia inteiro para ser finalizada, enquanto que no cabo de rede, você consegue usar esse carro com escada e terminar a manutenção em poucas horas.

Materiais da fibra óptica e do cabo de rede

Para você decidir qual tecnologia de transmissão de dados você vai implantar no seu provedor de internet, você precisa também entender quais materiais você irá utilizar. É claro que montar um provedor de internet num cabo de rede é infinitamente mais barato do que montar um provedor de internet na fibra óptica: para montar um provedor no cabo de rede, você vai precisar somente do cabo em si, de um alicate crimpador, uma escada, um laptop e um testador de cabo de rede. Por outro lado, para a fibra óptica você vai precisar de uma máquina de fusão (a mais barata custa cerca de oito mil reais), de um clivador, um OTDR (que, no mínimo, custa treze mil reais), e muitas outras coisas. O preço mínimo para montar um provedor de internet na fibra chegaria a cerca de vinte e cinco mil reais.

Enfim, você precisa entender o que você tem disponível para montar o seu provedor de internet. A fibra óptica é a melhor tecnologia de transmissão de dados que nós temos atualmente, e é a preferida dos clientes das grandes capitais; mas se você não tem dinheiro e nem a demanda para montar um provedor na fibra, o cabo de rede pode te servir muito bem também. Resumindo, como eu sempre gosto de dizer, o melhor provedor de internet é aquele que coloque dinheiro no seu bolso.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre As Melhores Tecnologias dos Provedores de Internet.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura