fbpx

As Melhores Tecnologias Dos Provedores De Internet

Muitos dos meus alunos e seguidores têm dúvidas sobre quais as melhores tecnologias dos provedores de internet, e qual a ideal para seu provedor. A minha resposta para essas dúvidas é a seguinte: isso vai depender muito da região em que você irá atuar com o seu provedor de internet.

Algo que eu costumo sempre dizer para meus alunos e seguidores é que, o melhor provedor de internet é aquele que coloca dinheiro no seu bolso. E o mesmo princípio vale para as tecnologias dos provedores de internet.

Por exemplo, se você irá atuar na fibra óptica, e o seu provedor de internet fica numa área urbana, você coloca uma CTO e com ela você conseguirá atender todos os seus clientes sem problema algum e com ótimo custo benefício. Mas se o seu provedor de internet está localizado em uma área rural, onde as casas são muito afastadas, você irá gastar muito dinheiro instalando a fibra, então montar um provedor de internet no rádio é uma boa estratégia e sairá mais em conta. Você vai continuar conseguindo atender os seus clientes sem maiores problemas. Então, novamente repito, as melhores tecnologias dos provedores de internet são exatamente aquelas que vão te dar mais dinheiro.

É importante também você ter em mente quando estiver pensando sobre as tecnologias dos provedores de internet, qual será o resultado final da sua rede. O seu cliente sempre vai buscar uma internet com bastante estabilidade, que funcione bem e que não caia toda hora. No entanto, se você souber trabalhar bem e dominar a tecnologia que usa, qualquer uma das três principais tecnologias dos provedores de internet que você tiver vai entregar essa estabilidade de rede que o seu cliente tanto deseja.

Dentre as tecnologias dos provedores de internet, com certeza a que tem o maior legado é a ADSL, também conhecida como cabo de cobre, que já está “em parceria” com as empresas de telecomunicações, gerando uma boa remuneração há 40 anos, antes com o ramo de telefonia e agora com o ramo de internet. Diante disso, será que ainda tem espaço para a fibra óptica? Eu te digo que sim!

Especialmente no Rio de Janeiro, onde moro e trabalho como dono de provedor de internet há anos, a rede de fibra óptica ainda não chegou a 20% de toda a região. O mercado de telecomunicações, em especial o mercado carioca, está muito atrasado em relação às tecnologias dos provedores de internet.

Independente das tecnologias dos provedores de internet que forem implantadas, o mais importante mesmo é você saber lidar com o cliente final. Por exemplo, você sabia que nem todos os aparelhos, especialmente os smartphones, conseguem suportar uma internet muito alta? Por isso também é importante você analisar o tipo de cliente que você vai atender, se você sabe que na região que você mora, o comum é que as pessoas tenham aparelhos mais simples, não adianta você entregar uma fibra óptica de 200 mega, porque só irá servir para te causar dores de cabeça com clientes indagando o porquê de não receber 200 mega de internet, sendo que o seu aparelho celular é quem não consegue receber essa quantidade tão alta de banda larga. Muitas vezes você vai ter que dar uma espécie de “consultoria” para o seu cliente explicando sobre o funcionamento básico da internet e porque ele não está recebendo a quantidade de banda larga que você prometeu a ele.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Se você se interessou sobre as tecnologias dos provedores de internet, você também pode ler este meu outro artigo sobre Fibra Óptica: Falando Um Pouco Sobre Seu Funcionamento

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

3 comments

Sugestões de leitura