fbpx

Link Dedicado Perto dos Data centers

Você já se perguntou por que todo Data center de grande porte possui vários outros data centers menores em sua volta? Isso não acontece por acaso! Geralmente, são nesses lugares onde existem empresas de Telecom prontas para fazer negócio. O meu conselho é que você coloque o seu pop em um lugar como este quando estiver disposto a comprar o seu link dedicado. Pois, mesmo que o link dedicado do data center de grande porte seja muito caro, sempre terá outras pessoas na região vendendo link dedicado por um preço mais acessível.

Por exemplo, pode acontecer de uma empresa estar em processo de compra do link dedicado, você poderá fazer a seguinte oferta a ela: levar sua fibra óptica até a caixa de emenda da empresa e comprar o link dedicado. São nesses momentos que as coisas começam a ficar interessantes, pois, o dono da empresa muito provavelmente irá te questionar “quer dizer que eu não terei que fazer investimento nenhum?” e a resposta é não! Ele não irá fazer investimento nenhum! Você é quem vai lançar a fibra óptica até a caixa de emenda, e se o seu pop já está próximo do data center e de todo mundo, a sua fibra óptica dificilmente vai passar de 100 metros. Viu como é simples?

É claro que se o seu provedor de internet já for um provedor grande e você tiver uma capacidade financeira melhor, você já pode lançar sua fibra óptica direto do datacenter e comprar o seu link dedicado de lá mesmo.

Lembrando que fazer dessa maneira e colocar o seu pop perto de vários datacenters e empresas de telecomunicações vai otimizar muito a logística do seu provedor e a sua distribuição de internet também. Isso porque acontece algo parecido como dar uma volta na rua Santa Efigênia em São Paulo para comprar aparelhos eletrônicos, ao mesmo tempo que lá existe muita concorrência entre as lojas, também há muito cliente querendo comprar dessas lojas, o que faz com que o preço fique muito acessível. Acontece a mesma coisa com o data center, se o seu provedor é grande, você pode entrar no data center e comprar o seu link dedicado de lá de dentro mesmo, mas se o seu provedor de internet for menor, você pode comprar o seu link de alguma outra empresa menor que esteja ali por perto.

Lembrando também que o data center não faz negócios pequenos. Se você chegar em um data center e falar “eu quero comprar um link dedicado gastando mil reais”, com certeza sua oferta não será aceita.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Expansão de Provedores de Internet

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura