fbpx

Quem Compra Link Dedicado De Quem?

Você sabia que a publicação do AS do seu provedor de internet é uma informação pública? Excluindo as grandes operadoras, vamos supor que você tenha internet de um pequeno provedor, um provedor do seu bairro. Esse provedor chega em você e fala, por exemplo, “a minha operadora é a NET”. Esse é um tipo de informação que ele não pode omitir de você, pois é possível verificar se a mesma procede ou não.

Mas ai você fala, “poxa, Allan, quando eu entro no meu IP ele diz o nome do provedor”. Enfim, esse provedor de internet tem um IP próprio, mas para saber de qual operadora ele compra link dedicado, basta consultar pela ferramenta chamada ASN MAP.

Quem Compra Link Dedicado De Quem?

Você acessa a ferramenta, digita o IP do seu provedor e ela te mostra quais são os prefixos que estão anunciados, juntamente com número do ASN da operadora. Clicando nesse número você poderá ver quem é o provedor de internet que você escolheu comprar o link dedicado.

A ferramenta ASN MAP vai traçar uma linha até o local (ou locais) de onde aquele provedor de internet compra o link dedicado dele. Este é um ótimo jeito de sabermos quem compra link dedicado com quem.

Existe também outra ferramenta muito legal chamada Looking Glass.

Quem Compra Link Dedicado De Quem?

Para quem não conhece, o Looking Glass nada mais é do que um roteador de acesso público. Se você usar o IP do seu provedor de internet no Looking Glass você vai ter acesso ao ASN do fornecedor que te vende o link dedicado. E com isso, você vai ter acesso a todos os clientes desse fornecedor. Lembrando que não vão ser todos os provedores ali que vão ser clientes daquele fornecedor, algumas vezes podem aparecer apenas provedores conectados àquele BGP.

            Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

            Você também pode ler este meu outro artigo sobre Como Comprar Link Dedicado Da Rede Uno.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment
  • Sou engenheira eletricista e trabalho com fibra óptica, no momento estou fazendo mestrado desenvolvendo um algoritmo para a otimização do design de rede de fibra óptica. E sempre tive dúvida da origem do link dedicado, pois geralmente essa informação é omitida ao cliente. Achei muito interessante seu site. Parabéns!

Sugestões de leitura

Lista VIP