fbpx

Como Montar Uma Rede FTTH Do Zero

A primeira coisa que deve ser feita ao montar uma rede FTTH do zero é a montagem do distribuidor óptico ou distribuidor interno óptico, também chamado de DIO.

Ele funciona como o Patch Panel de um cabo de par metálico. Para quem não sabe, o Patch Panel converte cabos que são rígidos em cabos flexíveis, o Distribuidor Interno Óptico (ou DIO) faz a mesma coisa que o Patch Panel, só que em cabos de fibra óptica.

A estrutura de um Distribuidor Interno óptico consiste em fazer a montagem dos passantes com o pigtail no cabo que vai para a rua, ou seja, a continuação da rede.

O passante, também chamado de adaptador óptico realiza a interconexão entre dois conectores ópticos, coisa que vai garantir o alinhamento do ferrolho dos conectores e permitindo a realização correta da junção entre os conectores de dois cabos de fibra óptica.

Já os pigtails são utilizados para realizar a conexão de fibras ópticas por meio de junção mecânica e/ou de fusão.

Depois disso, o próximo passo para você montar uma rede FTTH do zero é fazer a montagem das caixas de emenda.  Local onde os cabos de fibra óptica são unidos e permanecem armazenados e protegidos de ameaças externas, como a água ou vandalismos que podem prejudicar a sua rede.

Outro passo importante para você montar uma rede FTTH do zero é fazer a primeira “splittagem”, ou seja, colocar o splitter de primeiro nível. 

O splitter é um componente utilizado para dividir o sinal óptico, o que faz com que aumente a ramificação da rede e permite uma maior capilaridade.

A segunda “splittagem” é a caixa CTO ou Caixa de Terminação óptica que serve para garantir uma acomodação e uma proteção que são necessárias para a construção de uma rede na fibra óptica.

É essa CTO em que você vai ligar o cabo drop que leva a sua internet até a casa do seu cliente.

Você também pode ler este meu outro artigo onde eu falo sobre Rompimento de Fibra óptica.

Fontes:

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura

Lista VIP