fbpx

Rompimento De Fibra Óptica

O rompimento de fibra óptica é um problema que os provedores de internet frequentemente precisam lidar.

No artigo de hoje eu apresentarei alguns erros que o seu técnico (ou até mesmo você) cometem e resultando em um rompimento da sua fibra óptica. Também falerei sobre o que fazer para detectar esse rompimento de forma mais eficaz e rápida.

Quando eu trabalhei consertando cabos na rua, via frequentemente um defeito na fibra óptica que consistia em a fibra entrar de um lado, mas não passar para o outro.

Isso significa que, mesmo que o cabo por fora esteja em perfeito estado, muito provavelmente ocorreu um rompimento de fibra óptica lá dentro, em um dos pelos da fibra. O que geralmente pode causar esse tipo de problema é poeira que pode entrar na hora que o técnico de fibra estiver fazendo a fusão dos cabos, em longo prazo essa poeira dentro do cabo pode acabar causando uma separação da fibra.

Existe um instrumento chamado Caneta Óptica.Ele serve, basicamente, para te ajudar a encontrar um rompimento de fibra óptica.

Essa caneta possui uma luz e, quando você a conecta a uma das pontas do seu cabo de fibra óptica, ela vai transmitir luz, permitindo então que você identifique qual o cabo precisa ser fusionado.

Uma dica muito importante é: se você consegue ver a ponta da sua fibra piscando, significa que ali ocorreu um rompimento de fibra óptica, e é ali que você precisa fusionar. Você vai poder observar que, ao mirar essa luz da fibra rompida para algum lugar, como sua mão, por exemplo, ela não vai emitir um raio de luz reto, provavelmente ela vai para alguma outra direção que não seja a direção que você está apontando, isso é outro sinal de que aquela fibra está quebrada, o nome disso é “reflexo de luz” ou “retorno de luz”.

Fontes:

Neste meu outro artigo eu te ensino a Como Abrir Um Cabo De Fibra Óptica.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

2 comments

Sugestões de leitura