fbpx

Data Center: Saiba as Vantagens de Montar um PoP

Hoje eu venho explicar como funciona um data center e as vantagens de montar um PoP no local. Como sempre digo, o ideal é que você vá onde tem várias empresas que vendem link dedicado e monte um PoP ali, que nada mais é do que o local onde o ISP mantém o equipamento de telecomunicações necessário para permitir o acesso local dos seus clientes/utilizadores à Internet.

Por que um data center grande cria vários data centers em volta? Porque naquele local existem muitas empresas para fazer negócio e todo mundo que vai fazer este tipo de negócio quer um espaço. 

Sendo assim, como fazer?

Alugar uma loja (ou até mesmo um armário) em uma casa próximo ao local de venda deste link dedicado. Você não vai necessariamente comprar de dentro do data center, mas pode ser que surja algum operador grande que entre no data center para comprar link dedicado e você pode aproveitar e oferecer para lançar sua fibra até a caixa de emenda dele e, assim, comprar o link dedicado. A empresa vai perguntar se é preciso fazer algum investimento e você dirá que não. Desta forma seu negócio começa a ampliar, pois você somente precisará lançar uma fibra, de 50 a 100 metros, perto do data center, depois colocar em volta da caixa de emenda do operador que você deseja comprar e pronto. 

Se por acaso sua empresa tiver uma capacidade grande, você já entra no data center e compra por lá, mesmo. Isso otimiza sua logística de distribuição da internet. 

Por exemplo, sabe aquela rua famosa chamada Santa Efigênia onde tem várias lojas de eletrônicos? Então, existe muita concorrência nessa rua porque existem também muitos clientes. Há a possibilidade de comprar em qualquer outro lugar aqueles produtos, mas a maioria das pessoas vão até essa rua para comprar. É a mesma coisa que ocorre no data center.

Principais vantagens de um data center

Somente empresa grande pode comprar dentro do data center? Não exatamente. O que acontece é que o data center não faz negócio pequeno, isto é, não faz vendas pequenas. Não é possível chegar lá dizendo que quer comprar um link dedicado e pagar em torno de R$1000,00. Apesar dos vendedores não falarem isso para você, a realidade é que o ticket médio do data center não é baixo. 

Isso quer dizer que para o data center não interessa vender pouco?Vamos imaginar um taxista que está na cidade do Rio de Janeiro e precisa fazer uma corrida até Niterói para buscar um passageiro e, para esta corrida, ele receba 30 reais de pagamento. Você sendo este taxista e analisando a situação, dirá que não compensa. Porém, se você recebesse em torno de 150 reais, aí já seria um bom negócio, né?

É basicamente o que ocorre no data center. Não quer dizer que ele não venda produto de valores baixos, vende, sim. Existem produtos de 100 reais, mas o ticket (que é um mix de produtos) nunca é de valor baixo. Você vai somando os produtos ( Colocation no valor de 700 reais, KVA de energia por 500 reais, Gold Jumper em torno de 500 reais…) e no final a conta dá cinco, dez mil reais. 

Então, o custo para acessar o data center é caro? Sim. Eu, Allan, não tenho grana para fazer, mas se tivesse montaria um data center com ticket de R$1000,00 porque existe essa viabilidade econômica. Porém, os atuais data centers que você encontra por aí, pelo fato deles terem muitos clientes, acabam não aceitando ticket de valor baixo. O Nobreak é caro, o metro quadrado é caro, gerador é caro… é todo uma estrutura que eles precisam manter. 

Para o provedor, o ideal é comprar link dedicado no data center? Essa não é uma realidade para o Brasil inteiro, e, sim, das capitais. Se você está numa capital e nesta capital tem um data center, ou você compra da empresa ou você compra de alguém de fora que foi dentro do data center comprar para te vender do lado de fora. 

Vantagens de se ter um PoP Próximo ao data center

A sua dica então é pra quem mora na capital fazer um PoP próximo ao data center e comprar? Sim, inclusive eu tenho um curso onde um dos módulos eu abordo sobre aluguel de PoP. Recentemente um amigo meu me pediu ajuda sobre aluguel de PoP e eu liberei o curso pra ele assistir e ele adorou porque todas as informações constam lá. 

As pessoas têm a cultura de achar que não precisam saber como alugar PoP, né? Total. Aliás, ano que vem eu vou abordar esse assunto de forma pública para todo mundo lá no meu canal Allan Caldas.

O aluguel de PoP seria você não manter a sua estrutura dentro da empresa e, sim, você somente monitorar ele dentro da sua empresa? Bem, não é exatamente isso. Mas, o que você falou também é muito importante: não ter a estrutura dentro da empresa porque um dia você vai querer mudar e estará ”agarrado” na estrutura dela. Eu não monto mais PoP em escritório. Uma vez faltou luz no meu escritório e algumas pessoas ficaram preocupadas com o não funcionamento do PoP. Eu expliquei que estava tudo funcionando, pois no escritório acontecia somente o monitoramento. A internet não fica comprometida, apenas o monitoramento. 

Isso justifica a empresa ter vários PoP`s, né? É, eu gosto de uma estrutura distribuída porque ela atende melhor.

Para assistir o vídeo que deu origem este artigo clique aqui!

Para saber as estratégias para montar um anel óptico clique aqui!

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura