fbpx

Porque A Internet Fixa Não Possui Franquia De Dados

            Uma dúvida que muitas pessoas têm a respeito de telecom é: por que será que o celular tem a famosa “franquia de dados” e a internet fixa não?

            Para que nós possamos entender o porquê de o celular possuir franquia de dados e a internet fixa da sua casa não, primeiro vamos imaginar uma torre de celular. Essa torre de celular está sempre emitindo um sinal de internet e um sinal de celular. Os dados que os usuários de internet móvel utilizam consomem certa capacidade dessa torre de celular.

            Vamos supor que essa nossa torre de celular hipotética suporte 50 conexões simultâneas. Agora vamos supor que esses 50 usuários conectados à rede dessa torre estejam todos baixando vídeos ao mesmo tempo, e cada um desses usuários possui uma conexão de 40 mega de internet.

            Uma hora essa torre vai saturar. Isso porque existe certo limite nas capacidades dela. A torre de celular não é uma coisa que entrega internet ilimitada com toda a velocidade do mundo. Então, para equilibrar a relação com os usuários, as operadoras de internet móvel vendem planos e colocam uma franquia de dados. Assim então, quando a franquia de dados do usuário excede, a operadora geralmente ou reduz a velocidade de conexão ou simplesmente cortam o acesso daquele usuário.  Isso porque um usuário com a velocidade reduzida diminui as chances de a capacidade da torre saturar, então dessa maneira, a operadora consegue atender a todos os clientes ao mesmo tempo.

            É claro que com os avanços das tecnologias de transmissão de internet, as torres de celular passaram a suportar mais usuários de dados móveis ao mesmo tempo; Mas ainda assim, isso não transforma a torre de celular em algo de capacidade ilimitada.

            Agora, quando o assunto é internet fixa, as coisas já passam a ser diferentes. Vamos supor, então, que na sua casa tenha um velox. Esse velox está ligado a um cabo, esse cabo vai até um armário chamado URA, e esse armário tem um equipamento chamado DSLAN. Como esse armário já é preparado para suportar a conexão de muita gente ao mesmo tempo, então não é necessário para a internet fixa possuir uma franquia de dados.

            Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

            Você também pode ler este meu outro artigo onde eu falo sobre O Sistema De Telecomunicação.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura