fbpx

Provedor de Internet E A Tecnologia Da Informação.

            O provedor de internet, precisa contar com alguns serviços de TI que não necessariamente têm haver com telecomunicações. Mesmo que ele não queira.

            É essencial que o dono de provedor de internet tenha um servidor DNS, que nada mais é do que uma máquina, um computador que vai ficar ligado 24 horas por dia. Você só vai precisar colocar dentro dele um sistema Linux e levantar nele um Bind, que é um programa.

            A maioria dos donos de provedor de internet gosta muito de pegar um computador físico e instalar ele dentro do próprio provedor de internet. Eu pessoalmente sou contra isso, porque a nuvem foi inventada para ser usada. A nuvem, para quem não sabe, é um servidor online dentro de um datacenter, onde você pode guardar seus arquivos.

            Então, quando você contrata uma Amazon Cloud, por exemplo, a Amazon Cloud (ou qualquer outro serviço de nuvem que você queira utilizar) vai ser muito mais eficiente para você do que um computador que fique ligado 24 horas por dia dentro do seu provedor de internet.

            Fazer dessa forma te tira muitos problemas. Porque se você tem um computador físico ligado 24 horas por dia na sua infraestrutura, você vai precisar que esse computador tenha um nobreak, e isso pode te custar mais caro. Outro detalhe é que o computador gera muito calor, então, para evitar falhas técnicas, você vai precisar deixar o computador ligado o tempo todo debaixo de um ar-condicionado, gerando ainda mais custos. Sem falar que nenhum Nobreak existente no mercado costuma durar mais do que 10 horas.

            Em suma, se ter um computador físico dentro da empresa para ser o seu servidor fosse bom, não existiriam os datacenters e a nuvem. Ainda assim, muitos donos de provedor de internet colocam um computador físico na empresa achando que vão ter vantagem, quando na realidade não tem.

            Você também pode ler este meu outro artigo, onde eu te dou Dicas Para Contratar Bons Funcionários Em Telecom.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura