fbpx

O Impacto Da Covid-19 No Setor De Telecom

            Como nós sabemos muito bem, nós estamos passando agora por uma crise mundial causada pela pandemia de Covid-19. Por conta dessa crise, muitos setores da economia serão afetados, e um desses setores é o setor de telecom. Mas quais serão os impactos que a crise causará nesse setor? No artigo de hoje eu quero dar a minha opinião sobre o que vai acontecer com os setores de telecom no Brasil.

Infraestrutura

Em geral, o setor de infraestrutura é o que menos sofre com crises econômicas e financeiras e com mais uma pandemia, assim como esse setor suportou muito bem as outras que aconteceram.

O setor de infraestrutura é muito necessário para a sociedade. Por conta disso, este não é um item supérfluo a ser analisado.

Dentro do setor de infraestrutura está incluso água, energia, gás e, é claro, telecom. Em geral, as pessoas não conseguem viver sem esses serviços, e esse é um ponto muito positivo para o setor de telecom, pois significa que muito dificilmente as pessoas vão cancelar seus planos de internet.

Aumento do consumo de dados

No Brasil e no mundo está sendo instalada a regra de ficar em casa. Eu conversei com vários provedores e pude observar que o horário de pico, que antes ia das 18h às 20h30m, está com uma curva muito atípica. Agora o horário de pico está começando ao meio dia e mantendo-se a tarde inteira; e quando chega a noite, ele eleva-se um pouco mais.

Dados esses fatos, é possível dizer que com o agravamento da crise, o aumento no consumo de dados tende a aumentar gigantescamente. Então, você que é provedor de internet, você que trabalha com telecom, se prepare para o aumento do consumo de dados.

Escassez de equipamentos de telecom

Logo começará uma escassez de equipamentos de telecom. Isso porque:

  1. O comércio exterior depende de pessoas que viajam muito, e uma grande parte dos produtos de telecom depende do comércio exterior.
  2. A China começou a desacelerar a suas produções, e isso causa a falta de equipamentos de telecom aqui no Brasil.

Meu conselho para você provedor é que corra e já comece logo a abastecer os seus estoques, pois quando há muita demanda e pouca oferta os preços tendem a aumentar, e os produtos de telecom com certeza vão ficar muito mais caros.

Inadimplência do setor de telecom

A economia mundial está desacelerando cada vez mais. E isso vai causar uma inadimplência em quem trabalha no setor de telecom.

Revolta social

Com a crise piorando, existe uma forte possibilidade de que a classe social mais baixa, a população mais pobre, se enfureça e se revolte contra o governo e contra a população pertencente às classes sociais mais altas.

Em outro artigo meu você pode saber sobre as 10 Medidas Para Provedores Durante a Pandemia que eu acho mais úteis.

Você também pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura