fbpx

10 Medidas Para Provedores Durante A Pandemia

            Por conta da quarentena como medida de prevenção contra a Covid-19, muitas pessoas estarão em suas casas e o uso da internet aumentará intensivamente. O serviço de telecomunicações se tornou um serviço essencial para toda a população. Portanto, todos os provedores de internet vão precisar dessas 10 medidas que eu venho a propor.

10 Medidas para o setor de telecomunicações na Pandemia do Coronavírus

            De início, essas medidas podem parecer exageradas, porém se tudo o que o governo anuncia realmente se cumprir, as minhas sugestões dessas dez medidas serão de extrema importância para a sobrevivência da população e do setor de telecomunicações.

1- Corte de energia

            Qualquer atividade de cancelamento de corte de energia deve ser cessada imediatamente. Não se pode cortar a energia elétrica dos provedores em hipótese alguma.

2- Instalações elétricas

            Permitir a instalação de energia elétrica mesmo que sem o devido medidor. Muitas vezes, quando é necessário fazer algum tipo de manutenção, os provedores precisam fazer a ativação de energia elétrica e não se pode num momento de crise como este estar aguardando a instalação de um medidor e de padrões elétricos.

3- Instalações de fibra ótica

            O governo deveria autorizar imediatamente, sem projeto ou qualquer outra comunicação, a instalação de cabos de fibra ótica. Nesse cenário, todos os provedores podem e devem instalar cabos de fibra ótica no poste sem precisar de projeto. Clicando aqui você encontra um artigo meu sobre as dificuldades dos provedores de internet com a locação e utilização dos postes.

4- Inibição da fiscalização

            Cessar imediatamente qualquer tipo de corte, fiscalização ou meios de vetar o compartilhamento de infraestruturas. Se uma operadora precisa da torre de outra, isso tem que ser autorizado imediatamente.

5- Mão de obra

            Autorizar a contratação imediata de mão de obra com total segurança da cobertura do seguro da previdência social para esse setor. Os provedores de internet vão precisar contratar pessoas para trabalhar e não se pode num momento como este ficar fazendo exigências e burocracias para essas contratações.

6- Importação de equipamentos

            Autorizar a entrada no país de todo e qualquer equipamento relacionado ao setor de telecomunicações.

7- Proteção aos datacenters

            Todos nós sabemos que o principal conteúdo de toda a internet fica dentro dos datacenters. A minha sugestão é que se coloque o exército e as forças de segurança para vigiar todos os datacenters do país. Se houver qualquer tipo de vandalismo contra um datacenter muitos serão os prejudicados.

8- Combustível

            Priorizar e ordenar a reserva de combustível de posse do estado para o abastecimento de carros de serviço e caminhões que estejam a serviço do setor de telecomunicações.

9- Proibir o corte por falta de pagamento

            Nenhum dos provedores deverá fazer o corte da internet dos clientes por falta de pagamento.

10- Verbas para provedores

            Reservar o orçamento da união a liberação imediata para os provedores regionais no intuito de garantir a continuidade dos seus serviços. Assim como o governo vai socorrer a população, os provedores regionais precisam ser socorridos com verbas financeiras.

            Talvez você ache essas medidas exageradas, mas elas são fundamentais para os provedores, e eu espero que nós não precisemos que essas medidas sejam aplicadas, porque se elas forem, significa que nós estaremos vivendo numa real situação de calamidade.

            Assista ao vídeo original clicando aqui.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura