fbpx

O Setor Comercial De Um Provedor de Internet

O departamento comercial de um provedor de internet pode ser dividido em dois setores.

            O primeiro engloba a maioria dos provedores regionais. Eles atendem um bairro ou determinada região, trabalham com panfleto e depois que montam uma operação, eles em geral não têm setor comercial, um setor que está sempre vendendo. Isso é um erro gravíssimo, nenhum provedor de internet pode se comportar desta maneira.

            O segundo setor é sobre outro tipo de provedor de internet, que tem uma atuação comercial corporativa, ou seja, são provedores que vendem para empresas. Esse tipo de provedor precisa mais ainda de uma atuação comercial incisiva.

            Para o primeiro tipo, o provedor de internet regional, eu aconselho que contrate um vendedor com a única função de atender e vender para empresas.

            Isso porque o grande problema do provedor de internet residencial é contratar um único vendedor pra tudo. Eu mesmo já cometi esse erro quando estava começando a trabalhar na área de telecom. No entanto, esse vendedor ou gerente comercial fica muito ocupado com o serviço residencial, que é um tipo de serviço muito mais focado em estratégias de marketing do que nas vendas em si.

            Portanto, a equipe ideal para um provedor de internet deve possuir, no mínimo, dois vendedores (sendo um para atender residência e outro para atender empresas), um gerente comercial (para que se tenha um bom gerenciamento das vendas e dos clientes) e um backoffice. E se você quiser ter uma equipe ainda melhor, é interessante também pensar na possibilidade de contratar pelo menos três telemarketings.

            O recurso de telemarketing é muito interessante para quem quer montar uma boa equipe de vendas, pois o telemarketing pode agendar consultas presenciais para os vendedores. Nesses casos se torna interessante também fazer a compra de um banco de dados para que o seu setor de telemarketing tenha por onde se guiar.

Uma opção muito boa para fazer essas contratações que inclusive eu mesmo já usei diversas vezes é a plataforma Infojobs.

Saiba mais sobre como contratar bons funcionários de telecom nesse meu artigo

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura