fbpx

Qual é Melhor? Cabo de Rede ou Fibra Óptica?

Entre o cabo de rede e a fibra óptica, o que vai determinar o que é mais vantajoso para o dono do provedor é o próprio bolso dele.

           A instalação do cabo de rede é muito mais rápida e barata. No entanto, ele é muito mais suscetível a dar problema.

Uma opção muito boa para o provedor é começar no cabo de rede e quando os negócios começarem a melhorar, passar a instalar a fibra; ou, se não, para ter um serviço de melhor qualidade e conseguir atender às demandas do mercado, existe ainda a opção de montar uma rede com parte em cabo de rede e parte em fibra óptica.

Os problemas de se começar na fibra óptica

É claro que se o provedor tiver a oportunidade de já começar na fibra, vai ser muito melhor. No entanto, o provedor precisa entender que isso envolve algumas outras coisas, como ter uma equipe de fibra treinada, um carro de escada que não seja o seu carro de lazer, uma máquina de fusão e um clivador.

Já no cabo de rede, isso já não é um problema tão grande, pois manusear cabos de rede é um processo muito mais fácil. Para a instalação do cabo de rede você geralmente vai precisar apenas de um laptop, um testador, um alicate de crimpar, uma escada e, é claro, o cabo de rede. E isso tudo é muito mais barato em comparação aos custos da fibra óptica.

Vale frisar que é muito importante que, caso você vá operar na fibra ótica, o carro da empresa não deve ser o seu carro pessoal. Isso porque quando a fibra óptica se rompe, é preciso encontrar do local em que ocorreu esse rompimento, lançar a fibra e fazer a fusão dos dois lados. Só o procedimento de usar o OTDR para localizar o rompimento pode levar até três horas, e para fusionar cada rompimento leva cerca de uma hora.

Ou seja, se o seu técnico for muito bom, ele vai levar no mínimo a manhã inteira para fazer a manutenção (quando não o dia inteiro) e você vai ficar todo esse longo período sem poder usar o seu veículo pessoal.

Deixar a manutenção da fibra óptica para uma empresa terceirizada também não é algo muito legal de se fazer. Isso porque dificilmente uma empresa terceirizada vai dar tanta urgência para aquela manutenção e você e o seu cliente vão acabar frustrados e sem o serviço pronto a tempo.

E o mais vantajoso é…

Em suma, a decisão sobre usar fibra ótica ou cabo de rede vai ser determinada por uma série de fatores. O que é importante o provedor entender é até onde ele pode entregar um serviço de qualidade para seus clientes, e como você pôde ver, isso é determinado por uma série de fatores que variam de provedor para provedor.

Nesse meu outro artigo eu falo um pouco mais sobre o quão importante é para um provedor saber lidar com seu dinheiro e com o dinheiro da empresa.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura