fbpx

Como ter um provedor de internet legalizado

Muitos dos meus alunos têm dúvidas sobre a legalidade de seus provedores de internet. Será que é realmente necessário ter um provedor de internet dentro da lei? Bom, se você já me acompanha há um tempo sabe que sim, a legalidade do seu provedor de internet é muto importante, e ter um provedor de internet irregular pode até mesmo te levar preso! Mas se é realmente tão importante, então, como ter um provedor de internet legalizado? Bom, é isso que eu irei abordar no artigo de hoje!

Você sabia que a legalidade dos seus POPs é algo importantíssimo para estudar caso você queira saber como ter um provedor de internet legalizado? Primeiramente, é claro, você precisa ter um responsável técnico no seu provedor, esse é o primeiro passo para deixar o seu provedor de internet dentro da lei. O seu responsável técnico poderá, então, registrar os seus POPs de duas maneiras: ART, que significa Anotação de Responsabilidade Técnica, ou o TRT, que significa Termo de Responsabilidade Técnica.

Feito o ART ou o TRT dos seus POPs, você agora conhecerá o segundo passo de como ter um provedor de internet legalizado. Veja, toda instalação de telecom feita, não importa de qual empresa, tem que ter uma ART ou uma TRT. É claro que, para facilitar a vida de grandes empresas de telecom que fazem muitas instalações por dia, os conselhos regionais inventaram a ART Múltipla e a TRT múltipla, ou seja, em um documento só você “coloca” todo mundo. Nesse tipo de TRT ou ART múltiplas, você só faz o registro uma vez por mês, englobando todas as instalações que você fez o mês todo.

Por fim, o responsável técnico é uma parte da legalidade de um provedor de internet que pode gerar muitas dúvidas. Qual responsável técnico é necessário no provedor para torná-lo legal? Isso pode gerar muita confusão na cabeça de quem quer saber como ter um provedor de internet legalizado. O único requerimento que o seu responsável técnico precisa ter é ser um técnico certificado pelo CREA. Inclusive, esse técnico pode até mesmo ser você, dono de provedor! Eu mesmo quando tinha meu provedor de internet era meu próprio responsável técnico.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Provedor de Internet Coorporativo

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura