fbpx

O Capital De Giro Do Provedor De Internet

Todo provedor de internet possui dois gastos principais: O primeiro é o custo para montar a infraestrutura mínima – pop e rede de acesso – que é um dinheiro inicial para você começar o seu provedor, algo em torno de 10 a 25 mil reais. No entanto, todos os meses você vai ver dinheiro entrar e sair do seu provedor, assim como em uma loja. Imagine que você tenha uma loja que você tenha uma loja, você vai almoçar com o valor das suas vendas? Fazer isso não da certo! É claro que no caso do provedor, a situação não é tão extrema, pois os provedores de internet são empresas prestadoras de serviço. No entanto, o provedor possui, sim, um pequeno capital de giro que eu chamo de Kit de Instalação do Assinante, e esse é o segundo gasto do seu provedor e é o capital de giro do provedor de internet.

Hoje em dia, se você monta um provedor de internet na fibra óptica, o custo do kit de assinante do seu provedor vai variar entre 170 e 500 reais. Nesse momento você deve estar se perguntando “Mas por que essa variação tão grande do valor de custo?” Porque o que define esse preço do capital de giro do provedor de internet é o modelo de roteador wi-fi que você escolhe para colocar na casa do seu cliente.

Se pegarmos para exemplificar uma grande operadora, a Oi, por exemplo, quando ela vai instalar internet na sua casa ela vai 1) enviar um técnico 2) puxar a internet do poste, 3) colocar um conector na ponta do cabo; tudo isso na hora da instalações tem custos diretos e indiretos. Vale lembrar que se você quer montar um provedor de internet, você precisa saber diferenciar entre custo direto e custo indireto. O custo indireto é composto pelas despesas básicas da sua empresa, água, luz, aluguel, etc., já o custo direto é o capital de giro do provedor de internet; em suma, o custo direto é todo o custo que tem a ver com uma unidade produzida.

Então, resumidamente, o capital de giro do provedor de internet é o kit de instalação do assinante. Então, se a sua instalação custa 350 reais e você fez 10 instalações em um mês, o capital de giro desse mês será de 3.500 reais.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Estratégia de Faturamento Para Provedores de Internet

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura