fbpx

Anel óptico precisa ter um pop no meio!

A primeira coisa que você precisa entender é que não existe e provavelmente nunca existirá um projeto de anel óptico perfeito. Para cada cidade e para cada provedor de Internet diferentes tipos de rede e diferentes tipos de abordagens vão funcionar de diferentes maneiras, melhores para uns e piores para outros. Então, o meu principal conselho é que você entenda qual tipo de projeto de rede se encaixa melhor para o seu provedor de internet e para a região em que você estará atuando com a fibra óptica.

No entanto, após muitos anos trabalhando com telecomunicações e adquirindo experiência na área, eu percebi algumas coisas que com certeza vão se repetir para qualquer provedor de internet. Primeiramente, eu não montaria um anel óptico em uma região metropolitana com mais de 10 quilômetros de distância sem ter um pop no meio.

Por exemplo, eu nunca faria uma rede de fibra óptica de Saquarema até Búzios direto. Eu com toda certeza colocaria um pop no meio dessa rede. Isso porque se você dono de provedor de internet resolver montar um anel óptico e se você for pensar nas regiões metropolitanas ou regiões de interior e pensar em mais de 10 quilômetros de distância sem pop no meio, você está se precipitando demais.

Você precisa ter em mente que esse tipo de planejamento de rede de anel óptico é algo muito fácil, porque montar um pop é algo muito barato para um provedor de internet porque você só vai precisar colocar um armário na rua ou então só um switch com gbic de 10 giga; só de você colocar um switch de 10 giga no meio da sua rede o seu problema já vai estar resolvido.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre A Importância de Ter Um Anel Óptico.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura

Lista VIP