fbpx

Provedor de internet: comprando material

Algo muito importante que você deve ter em mente caso decida montar um provedor de internet na fibra óptica, é que o cabo de fibra óptica não pode ser comprado “contado”. O cabo precisa ser o suficiente para cumprir com o tamanho da sua rede e ainda sobrar. É muito importante você ter isso dentro do seu planejamento, pois acidentes acontecem, e caso a fibra óptica da sua rede se rompa no processo de instalação, seu técnico já terá o cabo reserva para lidar com o problema.

O que eu, Allan Caldas, te aconselho, é que você tenha uma reserva de cabos de Fibra Óptica com cerca de 10% do total que você calculou para a rede do seu provedor de internet. Outro conselho muito importante, é o que eu chamo de reserva técnica. A reserva técnica é quando você deixa um pouco do cabo da sua rede enrolado no poste. Eu particularmente gosto de deixar uma reserva técnica de 20 a 30 metros.

É claro que todo provedor de internet tem acessórios em sua rede. Como caixas de emenda, por exemplo. E se você vai usar uma caixa de emenda por poste, quantas caixas você irá precisar?

Calma! Antes de você fazer uma compra exorbitante e desnecessária, eu tenho um ótimo jeito de contar postes que vai facilitar muito a sua vida, te poupando tempo e dinheiro. Quando você for comprar os acessórios para o seu provedor de internet estipule uma distância de 30 a 50 metros entre os postes que você irá colocar suas caixas de emenda. Pegue a distância total que a sua rede de fibra óptica percorrer e divida pela distância que os postes terão um do outro.

Para exemplificar, se eu tenho uma rede de fibra óptica no meu provedor de internet com 2 mil metros, e cada poste onde eu vou colocar uma caixa de emenda tem mais ou menos 30 metros entre um e outro, nessa minha rede haverá cerca de 67 postes envolvidos no projeto. Muitas pessoas gostam de ir no Google Earth fazer esse cálculo, contando poste por poste, eu particularmente não tenho paciência para fazer isso. Prefiro e recomendo muito mais o meu modo de fazer essa conta.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Fibra Óptica Montada do Jeito Certo

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

2 comments

Sugestões de leitura