fbpx

Fibra Óptica: Qual O Melhor Alicate?

Você sabia que existem mais de um tipo de alicate para decapar os cabos de fibra óptica? Hoje vou falar sobre dois deles: O de dois furos e o de três. O alicate de dois furos possui um furo maior e um menor, enquanto o de três, possui três furos de mesmo tamanho.

            Mas afinal, qual é a necessidade de ter mais que um tipo de alicate de fibra óptica? Esses alicates não são todos iguais? Eles não fazem o mesmo tipo de trabalho? Não!

O alicate de dois furos é um modelo mais barato em relação ao outro modelo. O furo menor é para cortar o acrilato, ou seja, a fibra óptica em si, enquanto o furo maior serve para remover a capa do cabo da fibra, para que você possa fazer as emendas necessárias na rede de internet.

Nesse momento, talvez você esteja pensando “ah, Allan, então vou comprarei logo o alicate de dois furos, que é mais barato e faz os serviços que preciso.” Mas calma! Dependendo do alicate que você comprar, os furos terão diâmetros diferentes, e talvez o alicate mais barato que você encontre na loja não seja o alicate ideal para a sua fibra óptica.

Por outro lado, apesar de mais caro, o alicate de três furos geralmente é mais completo para trabalhos com fibra óptica. Isso porque, enquanto o de dois furos só quebra a fibra e decapa o cabo, o alicate de três furos consegue remover a capa externa, a proteção interna e também consegue cortar a fibra.

Você até consegue remover a proteção interna do cabo utilizando o alicate de dois furos, mas para isso você vai precisar usar um pouco mais de força bruta, o que não te permite uma precisão muito boa e ainda lhe proporciona o risco de quebrar a fibra ótica.

A dica é essa: Existem dois tipos de alicate para fibra óptica, um mais simples e um mais completo, analise o seu provedor de internet e veja qual alicate se adaptará melhor ao seu trabalho e a sua rede.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.

Você também pode ler este meu outro artigo sobre A Importância De Ter Um Anel Óptico Na Sua Rede De Internet.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

2 comments

Sugestões de leitura