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Provedor De Internet E Seu Maior Problema

A dificuldade que a fibra óptica causa no dia-a-dia de um provedor de internet não é causada pelo enlace em si. Quando o seu provedor ainda é pequeno, o enlace da fibra não se torna um problema. Se você mede as potências das suas CTOs e confirma que tudo está funcionando perfeitamente, é comum que você não queira mexer nelas novamente.

No entanto, quando você tem um provedor de internet um pouco maior e com o backbone, um tipo de fibra bem grande que atende várias redes FTTH e coloca um monte de caixas, você cria uma bagunça enorme de fibras.

Quando o seu provedor de internet passa por um problema de vandalismo, onde alguém destrói a sua caixa de proposito, ou um caminhão muito alto passa e quebra a sua fibra, incluindo incêndio no poste, ou quando um técnico encosta a escada na cordoalha e acaba danificando a sua rede, você vai precisar refazer suas caixas de emenda frequentemente; e refazer uma caixa de emenda é muito complicado, especialmente se essa caixa possuir derivações.

Agora imagine que o seu provedor de internet possui um pop principal. Desse pop entra uma fibra óptica principal que vem do link dedicado e sai outra fibra óptica principal que pode ir para outro pop ou que vai direto para a sua rede de clientes. Então, você tem uma reta. Nessa reta existe uma derivação, e dessa derivação sai outra derivação. Uma dessas suas caixas foi furtada e o seu técnico tem uma dificuldade enorme em fazer uma derivação, pois, ele respeita com perfeição a numeração de 1 a 12 que a caixa possui. Quando há uma derivação a 12 encaixa com a 1 do cabo de outra caixa. Seu técnico está montando uma derivação que faltou fibra, ele conecta a 2 com a 3 e nisso a numeração já foi trocada.

Um problema que sempre tive na época em que tinha um provedor de internet de médio porte foi precisar de um funcionário no pop com uma caneta. Geralmente resolvíamos esse problema com o auxílio de um estagiário.

Esse assunto é tão importante que uma vez conversando com o gerente da Vogel Telecom, ele me disse que a manutenção do seu provedor de internet era feita com três pessoas, duas atuando na rua e uma no pop fazendo o monitoramento. Eu até disse que três pessoas era gente demais, mas segundo ele não tinha como fazer se não fosse assim.

Quando você tem uma rede grande, você pode ter um pop na Mangueira e um rompimento lá em Madureira. Se você tem que fazer a manutenção no horário de rush, e sai do seu pop ás 16h30 da tarde, não chegará lá antes das 19h. Nós chegávamos ao local onde houve o furto da caixa e o cabo de fibra óptica estava ali cru, precisávamos da documentação do ocorrido, de foto da derivação feita na caixa e ainda tinha o problema da atualização da caixa, com inclusão de novas derivações, ou seja, a foto da caixa precisaria ser bem recente; e muitas vezes o simples fato de tirar a foto e mandá-la para o sistema já poderia causar problemas, nem sempre o técnico iria conseguir uma foto “legível” para os próximos, isso ocorre especialmente ocorrem muitas derivações na caixa.

Desenvolvi uma caneta que ajuda a identificar onde ocorreu o vandalismo para me ajudar a solucionar esse problema. Mas infelizmente essa caneta não está disponível para a venda no mercado.

Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link

Você também pode ler este meu outro artigo sobre Provedor De Internet E Suas Demandas Políticas.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

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