fbpx

Cinturão Digital – Uma Oportunidade Em Telecom

Todos os órgãos governamentais contratam serviços e produtos do setor de telecom, como hospitais, polícia militar, polícia civil, policia federal, ministérios, secretarias, escolas, tribunais, fóruns de justiça e etc. E inclusive, em todas as esferas: as municipais, estaduais e federais; todo tipo de governo é um grande consumidor de produtos de telecom. E entre esses produtos nós podemos encontrar: Internet, intranet (que é a rede interna de internet do governo), telefonia, transmissão de imagens de câmeras de segurança publicas, como em ruas, e internas, dentro dos órgãos governamentais, e a telemetria (controlar tecnologias de modo remoto).

            Então, os órgãos públicos e governamentais são grandes consumidores de serviços e produtos de telecom. Afinal, todo hospital precisa de um telefone, de uma internet boa, de transmissão de imagens remota, de uma intranet; Toda escola precisa de uma grande capacidade de internet e uma rede de telefonia; As secretarias e os outros órgãos de direção executiva precisam ter acesso à rede de dados interna da prefeitura, e etc.

            Todos os governos são grandes consumidores de serviços e produtos de telecom. E o grande problema aqui é que eles contratam esses serviços de formas isoladas, em órgãos isolados e por projeto. Esse é o atual modelo de compra de produtos e serviços de telecom pelos governos. Só que esse modelo é um modelo falido, e eu vou explicar o porquê disso acontecer.

            Os governos estão sempre passando por muitas dificuldades financeiras. Em certos momentos eles têm o dinheiro necessário para certos projetos e em outros momentos eles não têm dinheiro o suficiente para outros projetos. E como todos os governos são grandes consumidores de produtos e serviços de telecom, o que acaba acontecendo é que os governantes, prefeitos, governadores e secretários, em determinados momentos têm o dinheiro necessário para contratar alguns projetos em específico relacionados a serviços e produtos de telecom e em outros momentos eles não têm esse dinheiro. E é por isso que esse modelo de contratação de serviços e produtos de telecom é um modelo de contratação falido.

Como resolver?

                Para começar, todos os serviços de telecom como telefonia, transmissão de imagens, vídeo conferencia, internet, intranet, telemetria, enfim, exatamente todos os serviços de telecom passam por um único lugar chamado fibra óptica. Em alguns casos pode até acontecer de ser usado o rádio, mas na grande maioria dos serviços de telecom, o que é utilizado é a fibra óptica.

            Então, como a gente pode resolver o problema desse método de contratação de serviços de telecom falido?

Simplesmente construindo uma única fibra óptica que vai atender à todas das unidades e órgãos governamentais prestando todos os serviços de telecom em uma única fibra e em um único anel óptico.

Fibra única funciona para telecom!

            O cinturão digital é o método simples de construir uma rede única de fibra óptica que atenda todas as unidades e órgãos governamentais com seus produtos e serviços de telecom como internet, banda larga, voz, dados, telemetria, imagens telefonia e etc.

            A ideia nada mais é do que construir um cinturão digital em consórcio com outras empresas de telecom. E sim! É possível construir um cinturão digital em consórcio numa parceria publico-privada para a redução de custos; Assim, o estado ou município vai possuir uma rede de fibra óptica própria que vai atender à todas as necessidades de telecom de todas as unidades governamentais, e as necessidades de conectividade do estado e do governo num todo.

            Um bom exemplo que demonstra como o cinturão digital funciona é o Cinturão Digital do Ceará. Esse cinturão digital é composto de uma estrutura (backbone) de fibra ótica contendo Anéis, Subanéis e Derivações com pontos que permitem a interconexão ao mesmo, medindo 4.150 Km mantido pelo Governo (Etice) e 3.910 Km mantido por parceiros totalizando 8.060 Km.

            Além disso, esse cinturão digital do ceará (CDC) atende com serviços e produtos de telecom como internet, telefonia, transmissão de imagens e câmeras, telemetria, intranet e etc. A diversos serviços públicos nas áreas de: educação, segurança, recursos humanos, justiça, desenvolvimento social, trânsito, saúde, desenvolvimento agrários e entre muitos outros serviços públicos do estado do Ceará. E atualmente mais de 3 milhões de usuários utilizam os serviços e produtos de telecom do Cinturão Digital do Ceará, e estão envolvidos nesse projeto mais de 500 provedores de internet regionais cearenses.

            Na minha opinião o cinturão digital é uma tecnologia de serviços e produtos de telecom que deveria ser implantada no Brasil inteiro, já que aqui temos muita necessidade de serviços e produtos de telecom.

Fonte: Cinturão Digital Do Ceará – Empresa De Tecnologia Da Informação Do Ceará.

Você também pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo que você acabou de ler Clicando Neste Link.

            E você também pode ler este meu outro artigo onde eu explico o que é o PTT Clicando Neste Link.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura