fbpx

O Provedor Precisa Ter Sua Própria ASN!

                O provedor, no geral, não tem a cultura de usar o IPV6. Mas, muito conteúdo da internet ainda não está em IPV6.

Você sabe o que isso significa isso?

            Vamos supor que eu pegasse o seu computador e colocasse só o IPV6 nele. Você não iria acessar a internet por completo, iria ter algum tipo de defeito. Ou seja, você precisa ainda do IPV4 para que você possa conseguir acessar a internet por completo.

            O provedor de internet precisa ter os seus ASNs com bloco de IP no IPV4. No entanto, o IPV4 acabou no mundo; e na América Latina, que é o nosso LACNIC (Registro de Endereçamento da Internet para América Latina e Caribe).

            No dia 5 de março de 2020 existiam 1 milhão de IPs disponíveis. No dia em que eu gravei o episódio 25 do meu podcast Milionários Da Telecom, dia 13 de março de 2020, o um milhão de IPs já havia se tornado 924 mil IPs.

            Ou seja, cada dia esse número se torna mais ultrapassado. Isso porque todos os dias de 5 a 10 provedores novos tiram os seus ASNs e cada provedor novo é um /22 com 1024 IPs.

Se você dono de provedor de internet não correr contra o tempo, você não vai conseguir tirar o seu ASN e ainda poderá ter inúmeros problemas.

Os benefícios que a ASN dá para o provedor

Vamos supor que você provedor de internet atenda um cliente empresarial, uma farmácia, por exemplo. Quando você vende para a farmácia, a farmácia vai querer um IP fixo. Isso para que o TI dela possa acessar remotamente a rede, para ele acessar as câmeras dele, etc.

Quando você provedor não tem o seu ASN próprio, você é obrigado a pegar o IP do seu fornecedor e colocar no seu cliente empresarial. Quando você faz isso, você tem dois problemas.

O primeiro problema que você provedor vai enfrentar é que o seu fornecedor não te vende o link com muito IP. Geralmente ele vai te dar um /29 com 5 IPs no máximo. E o segundo problema é quando você troca o seu fornecedor de link. Quando você faz isso, você tem que trocar o IP em toda a sua infraestrutura e ainda vai ter que trocar os IPs dos seus clientes.

E outro detalhe, se você é um dono de provedor de internet e quer vender para outro provedor, vender sem o ASN pega muito mal, pois aparece o nome da empresa que te vendeu o link.

Neste meu outro artigo, eu falo Sobre O Meu Curso De Telecomunicações. Curso esse que eu ensino a você provedor de internet como tirar sua própria ASN.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

1 comment

Sugestões de leitura