fbpx

A Fibra Óptica que Passa na Ponte Rio-Niterói (RJ)

            O Rio de Janeiro é um estado interessante, pois a cidade do Rio de Janeiro e a região metropolitana são separadas pela Baía-de-Guanabara, e o que une essas duas regiões é a ponte Rio-Niterói. O que um provedor deve fazer, então, se ele quiser passar uma fibra ótica da cidade do Rio de Janeiro até Niterói?

Fibra Óptica

            As opções que ele tem são: dar a volta por Itaboraí, o que seria uma volta muito grande e o custo proporcional, ele poderia passar uma fibra óptica pelo mar, o que também não é barato, e a opção que resta a ele é passar uma fibra pela ponte. Existe um espaço vazio embaixo da ponte em que se passam diversos cabos de internet e de energia elétrica.

            A ponte Rio-Niterói é uma concessão para uma empresa privada. Nessa concessão, a concessionária (no caso, a atual é a Ecopontes) explora o uso da fibra óptica na ponte. Então, para os provedores poderem usar a fibra da ponte, eles precisam contratar o serviço de quem está explorando a ponte.

            Quando uma rodovia é concessionada, existe no contrato a possibilidade de explorar a seção de uso no direito de passagem de cabos, o que acaba atingindo serviços básicos e prejudicando a população.

            A concessionária anterior havia montado um cabo de fibra óptica enorme no espaço debaixo da ponte. A Ecopontes tinha as opções de manter o cabo e continuar explorando ou passar um cabo novo.

            A questão é que uma grande empresa chamada BRFibra conseguiu um bom acordo comercial com a Ecopontes e hoje quem explora a fibra óptica da ponte é essa BRFibra.

            Nesse momento você deve estar se perguntando: “mas por que é preciso fibra óptica na ponte?”. Essa fibra óptica é muito necessária porque todos os principais PTTs do estado do Rio de Janeiro estão localizados na capital.

            Então, o provedor que quer expandir para a região metropolitana é obrigado a contratar uma fibra na ponte, só que fazer isso é muito caro, o que torna a internet daquela região bem mais cara também, chegando a ser até o dobro dos preços da cidade do Rio de Janeiro.

Em outros artigos do meu blog eu falo um pouco mais sobre esses problemas de transporte e como eu lidei com eles:

Como eu resolvi um problema de link dedicado na região de campo grande

Atendendo um cliente empresarial em Angra dos Reis

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura