fbpx

O Avanço dos Pequenos Provedores de Internet

Como já falamos por diversas vezes aqui no blog, o mercado de provedores de internet no Brasil encontra-se em constante evolução e tem se tornado cada vez mais atrativo e promissor. Por isso, eu resolvi falar um pouquinho mais sobre esse cenário de pequenos provedores, destacando as inúmeras vantagens de se investir no setor.

Desde a década dos anos 80 o mercado de telecomunicações vem apresentando crescimento vertical acelerado e abrindo espaço não só para a grandes operadoras como principalmente, para os pequenos provedores regionais.

Existe uma tendência no aumento de dispositivos conectados para os próximos anos. Pesquisas estimam que até no ano de 2020 cerca de 50 bilhões de dispositivos estarão conectados à internet. Por isso, além dessa crescente expansão do setor, muito se espera com relação ao fortalecimento da infraestrutura de redes físicas, fundamental para a ampliação e melhoria dos serviços ofertados.

Atualmente, o fato de estar conectado à internet deixou de ser uma opção e já pode ser considerada uma necessidade. Pessoas e empresas, vivem da internet e só de pensar na possibilidade de um dia ela faltar, já podemos imaginar o caos.

Acontece, que mesmo com toda essa acessibilidade, ainda existem muitas localidades não atendidas. Como por exemplo, as zonas rurais, áreas mais afastadas dos grandes centros e de difícil acesso, que ficam à mercê desse serviço, principalmente, pelo fato de que as grandes operadoras se negam a investir tempo e dinheiro em infraestrutura capaz de atendê-los. Fazendo muita das vezes de forma precária.

Este acontecimento faz com que muitas oportunidades de negócio se abram para os pequenos provedores. Que segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já lideram o mercado em mais de 1200 municípios. Ou seja, enquanto as grandes operadoras reclamam e torcem o nariz fazendo vista grossa para certas localidades, os pequenos provedores avançam com sede de crescer.

Sabemos, portanto, que o consumidor está reagindo a modernização e a cada tempo que passa se faz necessário investir em uma infraestrutura de qualidade para melhor atendê-los. Quem atua nesse mercado sabe que o fenômeno da fibra óptica apresenta grandes expectativas para o futuro, apesar de já estar dominando o processo atualmente.

Dentre as inúmeras vantagens dessa nova tecnologia, podemos destacar a expansão da banda larga, a conexão de alta velocidade, mais segurança e qualidade de sinal. Além disso, a tecnologia de fibra ótica tem ficado mais barata e o custo para expandir o cabeamento caiu pela metade. Tornando os investimentos ainda mais viável.

Por isso, o papel principal do provedor de internet hoje e para os próximos anos deve ser o de levar a inclusão por todo o território nacional. Oferecer conexão de internet ao público que não tem acesso e aumentar a qualidade dos serviços de quem já tem.

Estas ações são de extrema importância e indicam que o avanço dos provedores se dá na mesma proporção em que os hábitos dos consumidores mudam. O mercado vai continuar expandindo e o provedor precisa estar preparado para atender as demandas.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura