fbpx

O equipamento ideal para grandes provedores

Eu fiz uma leitura dos testes realizados pela Mikrotik acerca do processador do Cloud Core Router CCR-1016 12g e resolvi mostrar aqui nesse vídeo pra vocês, os resultados desses testes e uma breve avaliação do que eu, Allan achei disso. Acompanhe:

– Vamos pro que mais interessa nesse equipamento, que é o poder de processamento dele.

Eu vou entrar aqui no site da Mikrotik pra poder ver esse… essa é uma 1016 na versão 12g. Olha só como esse equipamento, ele é um danado de um Hardware, um excelente hardware. Ele tem 1016 né? 16 cores ou 16 processadores aqui dentro.

Aí a galera do Mikrotik, a galera mais avançada, vai falar assim: Ah, mas o RouterOs não gerencia bem. Não adianta ter 16 processadores se 1 processador fica no talo o tempo inteiro e ele não distribui.

Bom, isso é… como é que? Conceitual. O fato é que ele tem um bom desempenho.

Tem muitos provedores grandes, eu mesmo usei isso aqui como provedor por muito tempo. Funcionou muito bem! Ele tem 16 processadores e pelo que estou vendo aqui, 2 gigas de memória RAM.

Então assim, 2 gigas de memória RAM e armazenamento (que é memória Nand) de 512, dá e sobra e ainda dá pra colocar muita coisa dentro. 2 gigas de RAM é uma excelente memória volátil pra poder subir todas as configurações do software de roteamento.

E cada um dos 16 processadores, tem 1.2 gigas. Então assim, além de ser um excelente processador, também tem 16 processadores dentro. Isso significa que com esse equipamento você pode ter um provedor muito grande. Porém é um equipamento de 8 mil reais.

Se você está começando o provedor agora, pode começar com esse (RB2011IL-RM) e posteriormente, migrar pra esse (Cloud Core Router CCR-1016 12g)

Lembrando que: “A velocidade da internet na casa do seu assinante, influencia sim o tipo de roteador que você tem na borda. No core da rede”.

Se o core da sua rede é esse equipamento aqui, a sua internet é de uma velocidade, se o core da sua rede é esse outro equipamento aqui, a internet é de outra velocidade. Ok?

Então assim, pra quem está começando, todas essas explicações, elas são muito importantes e devem ser levadas em consideração.

Eu vou entrar aqui nos resultados dos testes, pra comparativamente, ver como são resultados de testes mais complexos.

Pra você ver né? Aquele (RB2011UiAS-RM) aguentava 1.4 pelo que estou lembrando aqui em bridge né? Esse já aguenta:

  • 11 gigas em bridge. Mesmo com 25 regras ele também aguentou 11 gigas.
  • Em roteamento também 11 gigas.
  • Em roteamento com 25 Kills de controle de banda, também 11 gigas.
  • E 11 gigas com 25 regras de filtro.

Então assim gente… é um equipamento TOP. Ainda tem equipamentos da Mikrotik muito melhores. Tem? Tem!

Existe a 1032 a 1072 que são equipamento ainda mais caros, com mais opções.

Comenta aqui em baixo, o que você achou do desempenho desse equipamento.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura